Juliano Farias
Executivo de growth
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YouTube: a importância da plataforma para sua estratégia digital

A gente já falou aqui que as redes sociais não são gratuitas para a sua empresa. Pois é, não são (leia o artigo completo clicando aqui). Depois de saber disso, é ainda mais importante frisar que, quando você quer converter e gerar lucro por meio das plataformas, terá que dar algo em troca: conteúdo ou verba de impulsionamento. Porém, os anúncios digitais ganharam espaço e caíram no gosto de empresas, clientes e consumidores, pois são inúmeras as possibilidades e, acredite, o investimento pode ser muito menor do que nas mídias tradicionais, com um retorno muito maior.

Dito isto, o objetivo aqui é falar da importância de utilizar o YouTube como parte da sua estratégia de marketing digital. Para começar, só no mercado norte-americano, são investidos, anualmente, cerca de 5,5 bilhões de dólares em publicidade na plataforma. Só com esse dado já temos um motivo grande para convencer a sua empresa a incluir o meio na estratégia. Mas lhe daremos muitos outros…

01 - Não esqueça nunca do conteúdo e qualidade 

Antes de começar a produzir vídeos para anúncios, é preciso estar disposto a investir em conteúdo e profissionais de qualidade, caso contrário, o tiro pode sair pela culatra e a sua marca ser mal vista. O YouTube converte, mas demanda dedicação, trabalho de gente que entende do assunto, planejamento, conteúdo de valor, captação, edição, roteiro e uma ótima estratégia.

02 - Pluralidade de público

O YouTube, segundo dados da própria plataforma, não é uma rede social destinada apenas a quem tem amplo conhecimento da internet, trabalha com isso, ou é considerado heavy user (pessoas que estão em diversas redes e passam muito tempo online ao longo do dia). Para se ter uma ideia, ele recebe, mensalmente, mais de dois bilhões de usuários com interesses variados, que assistem cerca de um bilhão de horas de vídeo por dia. Sim, por DIA. No Brasil, 80% dos que navegam na internet diariamente usam o agregador de vídeos diariamente.

Segundo pesquisas, todos os públicos se encontram no YouTube. Ele ainda faz sucesso entre os mais jovens, ao contrário do Facebook, por exemplo, é considerado um substituto a TV tradicional e possui conteúdo dos mais variados nichos e segmentos: você pode ver uma aula sobre microbiologia (veja aqui), ou aprender a fazer um bolo de chocolate maravilhoso da Paola Carosella (clica aqui).  

03 - Tem lugar para o seu conteúdo e da sua empresa, desde que ele seja interessante e bem feito

Para se ter uma ideia, canais com mais de um milhão de inscritos apresentam, em média, um índice de crescimento de 65% ao ano, ou seja, mesmo aqueles que já têm uma grande parcela de público continuam expandindo a audiência. Para completar, a Cisco fez uma pesquisa e concluiu que, até o final deste ano, 82% de todo o tráfego online será de conteúdo em vídeo. Ah, 70% de todos os “plays” do YouTube são dados em dispositivos mobile, o que quer dizer que o público está em todos os lugares.

04 - Público

Muita gente acessa a plataforma diariamente. Muita gente mesmo. Segundo dados do Google, o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, perdendo apenas para o próprio Google e, ademais, também é o segundo maior buscador da internet. Isso significa que ele virou um meio de entretenimento, diversão, busca de informação, aprendizagem, educação e muitas outras coisas.

05 - YouTube: a TV do futuro

Em 2019, a rede viu seu número de acessos por meio das smart TVs crescer em 39%, o que significa que ele realmente chega a uma parcela de público diversa e de diferentes idades. Nem precisamos dizer que, com a pandemia, só o Brasil aumentou em 120% este número de acessos no ano passado, totalizando cerca de 40 milhões de pessoas que acessam o YouTube somente em terras brasileiras.

Por tudo isso, vale MUITO a pena investir em uma estratégia para que seu produto ou serviço esteja presente com força na plataforma. Quer ajuda de profissionais especialistas? Entre em contato:


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Fabíola Cottet 

Sócia-diretora da MAVERICK 360


AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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