Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Case de sucesso MVRK 360: relatório anual da Fundação Banco do Brasil

Todo projeto é desafiador: alguns pela área de atuação, outros pelas especificidades de comunicação com seus públicos-alvo e outros, ainda, pela complexidade do job. Este último, sem dúvida, é o caso da Fundação Banco do Brasil.

Desde 2021, a MAVERICK 360 é responsável por produzir o Relatório Anual (RA) da instituição, um site que tem o objetivo de prestar contas sobre todas as atividades realizadas, ações e instituições apoiadas no ano anterior. Já produzimos os relatórios de 2020, 2021 e 2022.

Todos os anos, eu reviso o conteúdo textual - um material de alta complexidade, afinal, trata-se da prestação de contas do braço social do maior banco público do país. Quando fizemos o primeiro RA, eu nunca vou esquecer do dia que abri o arquivo de texto para revisão: cerca de 140 páginas de texto corrido e de um nicho bastante específico. É um conteúdo denso e que precisa ser revisado gramatical e ortograficamente, além de ser padronizado de acordo com o manual e as diretrizes da marca.

Desafiador para revisar, estruturar e, também, para gerenciar um projeto deste tamanho. São muitas áreas envolvidas no desenvolvimento: atendimento publicitário, redação, design, tradução e programação. Todas essas etapas precisam caminhar juntas e em muita sinergia para conseguirmos atingir um dos nossos principais objetivos em todos os projetos: entregar antes do prazo e com a máxima qualidade. No último ano, inclusive, o projeto - da revisão à publicação - foi concluído em tempo recorde: apenas 90 dias.

Já falei um pouco sobre a revisão - que é a etapa que eu participo colocando “a mão na massa”. Mas é importante destacarmos aqui o trabalho complexo ao longo de todo o projeto. Ao todo, o site tem mais de 30 páginas. E, a cada ano, é preciso atualizar o layout, propor novas soluções e melhorias para a navegabilidade do usuário - cuidando para destacar as informações necessárias e com muita atenção às tabelas de prestação de contas e outros pontos cruciais.

No RA 2022, desenvolvido no ano passado, propusemos novos assets, ilustrações, transições e possibilidades de interação. As páginas – que antes possuíam um formato de revista, com uma rolagem infinita – passaram a proporcionar uma visão ampla dos projetos e, caso o leitor queira saber mais sobre algum em específico, pode clicar e ter acesso a todos os detalhes. O menu também deixou de ter o formato recolhido e passou a trazer todos os botões bem visíveis, melhorando a experiência do usuário.

Além disso, na tradução para o inglês, o desafio são os termos técnicos e específicos da área de atuação da instituição, que demandam grande expertise da nossa equipe. Já na etapa de programação, é preciso muita atenção aos detalhes para que o projeto corresponda exatamente ao layout e não haja quaisquer erros nas informações apresentadas.

Por fim, há ainda algo que norteia todo o projeto: o compromisso de todos os envolvidos com a confidencialidade e o tratamento de informações. Por se tratar de uma prestação de contas, esse cuidado tem que ser redobrado, para que não haja qualquer tipo de vazamento.

Não tem fórmula mágica: sem dúvida, contar com uma equipe especializada e profissionais dedicados ao projeto é a chave para chegarmos ao excelente resultado final que apresentamos ano após ano. 

A MAVERICK 360 é especialista em projetos de alta complexidade e de setores regulamentados. Além da Fundação BB, atualmente colaboramos com bancos e outras empresas do mercado financeiro, da saúde e do setor jurídico. Projetos desafiadores como os relatórios anuais da Fundação estão no nosso DNA. 

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e entre em contato!

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home