Juliano Farias
Executivo de growth
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Case MVRK 360: rebranding da PRORADIS

Como reposicionar uma marca no mercado de forma efetiva? Como mudar uma imagem já consolidada sem afetar a reputação de uma empresa?

Essas e muitas outras perguntas surgem quando vamos fazer um projeto de rebranding. Se construir uma marca do zero já é um grande desafio, atualizar uma marca já estabelecida no mercado é duplamente desafiador. 

Aqui na MAVERICK 360 vivemos isso na pele com o rebranding da PRORADIS - uma healthtech que desenvolve soluções inovadoras de tecnologia para o mercado de diagnóstico em saúde. 

Quando chegou à agência, a principal necessidade apresentada pela empresa era a mudança do logotipo. A PRORADIS tinha acabado de adquirir um novo negócio e o logo precisava refletir esse novo momento de ampliação na área de atuação. Dessa forma, o símbolo anterior - que remetia a um equipamento de ressonância magnética - não fazia mais sentido.

O desafio, porém, era que a marca já tinha construído um nome e uma reputação importantes no mercado e, obviamente, não queria se dissociar dessa autoridade já conquistada. Por isso, ao mesmo tempo em que era necessário mudar, o ideal era que as mudanças não fossem muito drásticas. E nem havia essa necessidade, pois a paleta de cores já era adequada à marca e, graficamente, o logotipo tinha uma boa visualização.

Após reuniões de briefing e um mergulho profundo nas dores, necessidades e expectativas do cliente, chegamos a uma resolução. “Foi uma solução bastante simples, porém muito poderosa. Conseguimos chegar a um resultado genial”, afirma Rick Garcia, sócio-diretor da agência e líder deste projeto de rebranding.

O logotipo atual foi redesenhado de forma que, o que antes remetia a um equipamento de ressonância, se tornou um P, fazendo referência à letra inicial do nome do cliente. Assim, conseguimos solucionar o problema sem grandes impactos visuais, mas cujo resultado foi uma marca totalmente nova em termos de posicionamento e de impacto no mercado. 

E esse novo momento, com um novo símbolo, refletiu em toda a identidade visual da marca - essa sim, com mudanças bastante significativas, tornando-se mais moderna, atualizada e de acordo com o propósito da empresa. Tudo foi reformulado: redes sociais, site e a comunicação de maneira geral.

A PRORADIS também ganhou um novo slogan - Seu diagnóstico é a nossa tecnologia. - que envolvia dois pontos cruciais para a marca: ser inovadora e tecnológica e ser percebida como uma empresa da área de Saúde.

A identidade também procurou humanizar a marca, deixando para trás elementos mais quadrados e que remetiam a questões mais analógicas e aproximando as pessoas da tecnologia. “Esse é um ponto bem importante na reformulação, pois a empresa é uma healthtech e, sendo assim, o foco deles é a saúde das pessoas. Porém, na identidade anterior, não havia essa humanização. A marca não se aproximava das pessoas e não transmitia esse valor tão fundamental para o segmento”, afirma Fabíola Cottet, sócia-diretora da agência. 

Neste período também foram criados os namings para as soluções que a PRORADIS pretendia lançar e os sublogotipos para cada produto.

Website e marketing digital

Além da mudança da identidade visual, em si, e dos materiais gráficos da empresa, a MAVERICK 360 também foi responsável por reformular o site e as redes sociais da PRORADIS, além de produzirmos newsletters e blogposts.

Nesta etapa, reformulamos toda a identidade do site e criamos novos conteúdos, com o objetivo de tornar a comunicação integrada, coesa e compatível com o novo momento da companhia. “Precisamos colocar em prática a nossa especialidade em setores de grande complexidade, buscando entender sempre as particularidades e necessidades do cliente, mas atentos ao mercado de tecnologia em saúde e nos comunicando de forma clara e objetiva com esse segmento”, conta Jéssica Ramiro, coordenadora de redação da MAVERICK 360. 

Já no meu ponto de vista, como gerente no projeto, integrar todas essas pontas e fazer com a que a comunicação fosse efetiva, além de organizar essa virada de chave em todos os canais e plataformas da empresa foi, sem dúvida, um grande desafio e mais um dever cumprido por todos nós. 

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AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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