Juliano Farias
Executivo de growth
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Case de sucesso MVRK 360: estratégia 360 para a Lune Bleue Cuidados Naturais

Todo e qualquer projeto de marca é desafiador: é preciso alinhar as expectativas do cliente (idealizador do projeto), com aquilo que realmente funciona para o público e mercado que se deseja atingir. E esse caminho nem sempre é tranquilo. Às vezes, são necessárias algumas idas e vindas para que o projeto chegue à sua forma final.

Com a Lune Bleue Cuidados Naturais, no entanto, conseguimos encaixar alguns desejos importantes da cliente no conceito da marca. Nós desenvolvemos o naming, a identidade visual, as embalagens e o site. E, por fim, fizemos uma consultoria de comunicação para a marca, que é especializada em shampoos, condicionadores e máscaras capilares em barra, desenvolvidos com fórmulas próprias, naturais e veganas, com embalagens livres de plástico. Abaixo conto um pouco sobre como foi cada processo. 

Naming

O nome tinha que remeter a algo natural - pois a marca surgiu do desejo da fundadora, Michelly Camargo, de desenvolver produtos voltados ao autocuidado e à conexão com a natureza. Era, portanto, um produto sustentável, e essa ideia tinha que ficar clara. Após muito estudo, análise de mercado e algumas reuniões, sugerimos algumas opções e o nome escolhido foi Lune Bleue - inspirado no fenômeno da Lua Azul, carregando alguns conceitos, entre os quais: autocuidado, natureza, afeto, feminilidade, essência, bem-estar, beleza e sensações.

Identidade visual e embalagens

Quando falamos de produtos que têm um forte apelo sustentável, sem dúvida, a primeira cor que vem à nossa cabeça é o verde. E esse foi o principal desafio imposto à identidade visual. A cliente, na primeira reunião de briefing, disse que queria que o logotipo tivesse dois tons principais: azul escuro e dourado. Neste sentido, o nome caiu como uma luva e foi possível trabalharmos as cores escolhidas dentro dessa proposta.

Além disso, o conceito do logo foi desenvolvido pensando, justamente, nas formas orgânicas e naturais, com dois círculos azuis, desenhados à mão, representando duas luas cheias e uma folha, na intersecção das luas, remetendo à natureza. Para fazer a conexão com o francês, língua escolhida para o nome, a tipografia foi inspirada na Art Dèco, movimento que ganhou o mundo nas décadas de 1920 e 1930.

Para as embalagens - todas de papel, 100% livres de plástico - foram desenhados alguns elementos como ícones, folhas e luas, ajustados à forma orgânica do logotipo e em tons alinhados à identidade visual e à proposta dos produtos. E, com objetivo de manter a unidade visual, os elementos e cores das embalagens foram desdobrados para um enxoval básico de layouts para as redes sociais.

Site e consultoria

Após o desenvolvimento das embalagens, iniciamos o desenvolvimento do e-commerce. Esse é o canal mais importante da marca, onde os shampoos, condicionadores e máscara são vendidos apenas de forma online. Essa vitrine, portanto, precisava não apenas trazer os produtos, mas conversar com o público em potencial e mostrar quem é a Lune Bleue.

Por fim, fizemos uma consultoria que resultou em diferentes diretrizes de comunicação para a marca. O objetivo aqui foi ajudar a cliente a definir o comportamento da Lune Bleue e sua identidade e, por isso, o material trouxe diferentes aspectos e orientações sobre posicionamento, persona, canais de comunicação, linguagem, tom de voz, relacionamento com o público e muitos outros direcionamentos, com um plano de ação e de execução. 

A comunicação é fundamental para qualquer negócio. Mas, para novas empresas, saber se comunicar é crucial para conquistar e fidelizar clientes. Aqui na MAVERICK 360 temos profissionais especialistas, prontos para te ajudar a tirar a sua ideia do papel. Quer saber como funciona a nossa estratégia 360? Clique aqui e entre em contato!

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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