Juliano Farias
Executivo de growth
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Três erros que sua empresa NUNCA deve cometer na comunicação

Quando falamos em comunicação empresarial, estamos abrangendo todo um universo que engloba uma série de departamentos e áreas: comunicação interna, externa, marketing digital, publicidade, mídias, assessoria de imprensa, marketing de influência, branding e diversas outras plataformas e canais. O que acontece, com certa frequência, é que os gestores de empresas não costumam dar tanta importância ao setor de marketing e comunicação, o que é um grande erro.

Pensando nisso, elencamos abaixo três erros graves que nenhuma empresa, de nenhum setor, deve cometer quando falamos no princípio básico que gere as relações humanas: a comunicação. Não podemos deixar de lembrar o clichê de que “quem não é visto, não é lembrado”. De fato esta é uma máxima pois de nada adianta ter o melhor produto do universo, destacar-se perante aos concorrentes, se não comunicar isso para o público de maneira assertiva, não é mesmo?

01 - Plano de negócios: você não está trabalhando para você

É impossível falar de comunicação em empresas sem adentrar no plano de negócios. Por isso sempre frisamos o quanto é importante o planejamento, a pesquisa, estudo de concorrência, público, personas, definições e viabilidade econômica antes de pensar em abrir qualquer negócio, por mais assertivo que o idealizador e empresário possa pensar que ele seja. Estes dados vão direcionar toda a estratégia de negócios e comunicação, o que torna o trabalho menos oneroso, mais assertivo e diminui, consideravelmente, o risco da empresa vir a ter sérios problemas.

Aqui é importante lembrar que, quando falamos de comunicação e planejamento, temos que pensar fora do padrão pessoal do dono do negócio e sim dentro da personalidade e gostos do cliente ideal, que faz com que a empresa continue prosperando. Por exemplo, de nada adianta eu abrir um empório de bebidas e alimentos refinados, e fazer uma comunicação direcionada à classe C ou achar que, porque eu amo vinhos franceses, meu público também vai amar. Não é assim que a coisa funciona. Minha persona, por exemplo, pode ter gostos completamente diferentes dos meus, mesmo pertencendo à mesma classe social e tendo os mesmos padrões de vida. Portanto, saia da caixa, confie em profissionais para realizar estes estudos e siga-os à risca.

02 - Não esqueça da regra: o retorno é proporcional ao investimento

Não adianta investir somente em orgânico e acreditar que a sua empresa vai lavar a alma de vender produtos e serviços. “Ah, mas a Coca-Cola…” Antes que você termine de pensar lhe digo: ela é uma das marcas que mais investe em publicidade no mundo, com cerca de US$ 4,5 bilhões de dólares anuais, segundo seus balanços divulgados. E ela só é o que é por isso. Se resolver reduzir drasticamente o investimento em comunicação, divulgação, marketing e publicidade, pode ter certeza que, em alguns anos, algum concorrente irá superá-la. 

Já falamos a respeito das redes sociais não serem gratuitas por aqui. Clica no link e leia o artigo completo

Por isso é imprescindível ter equilíbrio: investir em conteúdo de valor, feito por especialistas e que agreguem ao seu público, além de prestar serviço e informar. Fora isso, é importante manter o branding e a comunicação integrada do seu negócio sempre em dia, partindo, inclusive, de pontos muito básicos que qualquer empresa precisa hoje: Google My Business, um site atualizado e redes sociais bem formatadas. Em paralelo, fazer um investimento, por menor que seja, em publicidade e, principalmente, no marketing digital. Mas aí vai uma dica de ouro: por mais que o valor disponível não seja o ideal, é importantíssimo que ele seja contínuo.

03 - Não deixe a comunicação na mão de amadores

Nada contra iniciantes e amadores, muito pelo contrário. Todos os bons profissionais já foram estagiários e já passaram por diversas etapas na sua carreira. Porém, quando pensamos em comunicação empresarial, existe aí uma grande responsabilidade que envolve uma série de fatores. Ademais, lembre-se sempre que nunca é “só um post nas redes sociais”. Hoje, a quantidade de informação disponível na web é absurda, então mesmo que em um pequeno cenário, o seu precisa se destacar.

Portanto, a comunicação da sua empresa deve ser dedicada aos profissionais: jornalistas, publicitários, formados em marketing, redatores, gestores de tráfego, social media, designers e etc. Estes especialistas possuem conhecimento para direcionar corretamente os planejamentos e estratégias do seu negócio. 

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AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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