Juliano Farias
Executivo de growth
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E-commerce: necessidade e dicas para o sucesso das vendas

Antes de se ter uma ideia do tamanho do crescimento das vendas online pelos canais digitais, vale lembrar que o comércio eletrônico já vinha em uma curva ascendente e com perspectivas de crescimento ainda maiores nos próximos 10 anos. Porém, segundo dados da Neotrust a pandemia acelerou essa evolução: em relação a 2018, o ano de 2019 fez com que o e-commerce brasileiro crescesse cerca de 23%. Já em 2020, só nos primeiros oito meses, a expansão foi de aproximadamente 57% comparada ao mesmo período do ano anterior.

Claro que estamos, mundialmente, vivendo um momento atípico. Mas algumas lições, aprendizados e novas formas de fazer vieram para ficar e prometem não acabar depois que a pandemia passar. O e-commerce é algo que já está consolidado e mais, tende a crescer muito. Pois bem, dito isto, como fazer para, estrategicamente, pensar o comércio online da sua empresa, atingir o sucesso e vender mais?

Já falamos aqui que este será o ano da revolução digital. Acesse o artigo completo clicando aqui.

01 - Nova loja

Além da necessidade da digitalização, como já argumentamos até aqui, a primeira lição que deve ser aprendida e pensada é que você não está simplesmente digitalizando a sua loja, você está abrindo um novo ambiente de vendas, que requer investimento, planejamento, cuidado, atualização de estoque, atendimento ao cliente, eficiência e o mesmo bom trato com o público que o seu espaço físico deve ter.

02 - Entenda o seu público-alvo

Quer ter sucesso nas vendas? O primeiro passo é atuar em um mercado realmente relevante e entender seu público. Para se ter um ideia, segundo dados do IBGE, entre 60% e 65% das empresas no Brasil quebram em seus primeiros cinco anos de existência. Os principais motivos: falta de planejamento, abrir um negócio por simples necessidade, falta de capacitação e má gestão. 

Portanto, antes de iniciar o seu e-commerce, mesmo que sua empresa já tenha um ambiente físico, estude o mercado, a nova ferramenta, invista em profissionais qualificados para montar seu ambiente digital e, principalmente, saiba quem é seu público e personas.

03 - Garanta excelência

Não esqueça que, independentemente de trabalhar com produto ou serviço, você vende uma solução ao seu cliente e, parte desta solução, no caso do comércio online, é a entrega, além da qualidade do produto.

No ambiente online, os comentários e avaliações do produto têm um peso enorme. Quem nunca foi ver as reviews para antes decidir ou não pela compra?  Então, baseie seu e-commerce em três pilares básicos: qualidade do produto, entrega e atendimento ao cliente de excelência.

04 - Divulgação

De nada adianta investir em um canal online se você não divulgá-lo, não é mesmo? Não esqueça que, geralmente, muitas lojas montam um ambiente virtual e acabam espalhando a novidade somente entre os clientes já frequentes do ambiente. Um e-commerce permite que você aumente seu raio de atuação, seu número de vendas exponencialmente, a variedade de produtos, faça promoções mais agressivas e aumente, e muito, o seu faturamento.

Uma boa estratégia de marketing digital, aliada com conteúdo, influencers, tráfego, impulsionamento e branding fará com que o seu negócio online decole.

05 - Utilize os dados e invista em tecnologia

Quando falamos de publicidade e marketing online, a mensuração de resultados é muito mais ampla e assertiva do que na mídia offline. Portanto, utilize esses dados e relatórios gerados pelas plataformas e ferramentas a favor da sua empresa: revise, implemente melhorias, mude estratégias, tire insights, otimize tempo e recursos.

Além disso, e por fim, voltando um pouco ao que mencionamos no início deste artigo, quando você vai montar uma loja física precisa de uma estrutura, correto? E neste espaço o dono pensa em cada detalhe: iluminação, arquitetura, experiência do cliente, etc. A loja online não precisa deste tipo de gasto, mas ainda assim, necessita de uma boa estrutura e, neste caso, focar na experiência do cliente é o canal. Invista em tecnologia, uma boa plataforma, navegabilidade, usabilidade, atendimento ao cliente, pós-venda, meios de pagamento e segurança.


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AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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