Rick Garcia
Diretor comercial
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Quais lições a série Round 6 pode trazer para o Marketing?

Marketing Digital
November 5, 2021

Round 6 se tornou um verdadeiro fenômeno mundial, sendo a série mais assistida da história da plataforma, com mais de 111 milhões de visualizações, número que cresce  cada dia mais. 

A obra sul-coreana retrata um grupo de pessoas que estão passando por dificuldades financeiras e decidem aceitar o convite para entrar em um jogo de vida ou morte para ganhar um prêmio bilionário. Aí você deve estar se perguntando: quais lições uma série de sobrevivência pode trazer para a área do marketing? 

Acredite, existem boas lições e listamos algumas delas abaixo.

  1. Segmente bem o seu público e saiba qual é a sua persona

Os participantes dos jogos possuem uma coisa em comum: estão todos endividados ou com a conta bancária zerada. Esse era o público-alvo dos recrutadores e de quem estava promovendo os jogos, ou seja, eles sabiam exatamente quem podiam abordar e que provavelmente aceitariam seu convite. 

Essa é uma tática fundamental dentro do marketing. É necessário saber qual é o seu cliente, o perfil dele e montar a persona do seu negócio. Dessa forma, é muito mais fácil e acessível atrair mais pessoas para a sua empresa. 

  1. Identifique e cure a dor e necessidade das pessoas

Em Round 6, o recrutador sabia exatamente como podia atrair o seu público-alvo: com dinheiro. Mesmo que a pessoa levasse alguns tapas, ela estava fissurada em conseguir dinheiro, afinal, como já dissemos no outro tópico, a segmentação levava às pessoas que realmente tinham necessidade daquilo. 

No marketing, é de extrema importância que você saiba o que os seus clientes precisam, quais são as suas dores e necessidades para, então, oferecer soluções para elas. Quanto mais respostas você tiver e mais souber o que é necessário, mais fácil será curar a dor de seu público e ganhar a confiança dele. 

  1. Faça parcerias e trabalhe em grupo

Assim como proposto e executado pelo protagonista Gi-Hun, quem anda em grupo sempre tem mais chances de obter sucesso. Essa regra se aplica também dentro da área do marketing. Buscar parcerias com influenciadores ou marcas dentro do seu nicho, por exemplo, pode ser um grande trunfo para aqueles que desejam ter um crescimento dentro da área.

  1. A divulgação é a chave para o sucesso

Muito do sucesso da série se deu por conta da sua divulgação, tanto nas redes sociais, quanto feita pela própria Netflix. Na Filipinas, por exemplo, foi instalada uma boneca na entrada de um shopping representando o primeiro jogo da série “batatinha frita 1, 2, 3”. No Brasil, a divulgação pode não ter sido tão grandiosa assim, porém, o boca a boca, os memes e as redes sociais deram uma grande ajuda nisso. 

Quem não ouviu algum amigo ou parente falando: “já ouviu falar daquela série nova? Da batatinha 1, 2, 3?”, ou até entrou no TikTok e viu alguma receita do doce feito no jogo da colméia?! Pois bem, toda essa divulgação alavancou a série e representou bem o que é trabalhar o marketing. 

As redes sociais são uma arma poderosa e grande parte das coisas que viralizam ganham uma repercussão astronômica, por isso, é fundamental sempre estar de olho em como divulgar e quais são os segredos para seu produto fazer sucesso. 

  1. Saiba contar uma boa história

Por último, uma coisa que podemos elogiar dentro da série é o seu poder no storytelling. Ficamos presos na trama do início ao fim, muitas vezes agoniados e aflitos com o decorrer da história. Nos sentimos na pele dos personagens e vivemos as suas emoções, assim como nos adaptamos ao lugar onde a obra se passa. 

Essa ferramenta de contar a história é fundamental dentro do marketing. Quem sabe fazer um bom storytelling atrai a atenção dos clientes e se destaca da concorrência, gerando interesse e fazendo com que as pessoas peguem apreço pelo seu negócio. 

Como pudemos observar, por mais que não pareça, a série Round 6 tem muito mais em comum com o marketing do que imaginamos não é mesmo?!

E muitas dessas estratégias são utilizadas aqui na agência MAVERICK 360!

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AUTOR DO TEXTO:
Iago Lourenço
Redator | Jornalista
Iago Lourenço possui formação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, além de ter realizado diversos cursos, como redação jornalística, assessoria de imprensa, jornalismo esportivo e jornalismo geek.

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