Juliano Farias
Executivo de growth
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O que faz um produtor de conteúdo?

O redator que nunca ouviu a frase: "Texto qualquer um pode escrever, quero ver fazer o que eu faço!" que atire a primeira pedra. 

Muitos profissionais da comunicação, especialmente os que trabalham com produção de conteúdo, em algum momento já ouviram de colegas de trabalho com outra formação que escrever é algo simples.

A realidade é que esta análise superficial sobre a importância de uma boa redação para se comunicar com os clientes reflete diretamente na imagem das empresas. A incidência de erros cometidos na gestão de e-mails empresariais é uma amostra de que as organizações precisam dar mais atenção para esta área.  

Toda profissão requer especialização. Quem escreve não se graduou para aprender a fazer uma cirurgia ou desenvolver sites para a internet. O contrário também é verdadeiro. 

Mas, afinal, o que faz um produtor de conteúdo?

Ele é o responsável por garantir aos clientes de uma empresa a informação adequada e, assim, criar uma conexão da marca com seu público-alvo. O objetivo é atrair a atenção deles, movê-los para uma ação e ajudá-los a entender sobre determinado produto ou serviço.

Este cargo é ocupado por jornalistas, publicitários, copywriters, analistas e designers de experiência do usuário.

Um levantamento recente do LinkedIn mostrou que as organizações estão mais atentas e receptivas ao fato de que, para se comunicar com os clientes, é necessário conhecimento. A pesquisa apresentou uma lista dos cargos que mais cresceram no Brasil no período entre janeiro de 2018 a julho de 2022.  

O redator com foco em experiência do usuário aparece entre os 25 empregos em alta para 2023. Os dados mostram, ainda, o perfil de contratados por divisão de gênero: 71% são mulheres e 29% homens. A disponibilidade para vagas remotas é de 61%. 

As atividades deste profissional são abrangentes e as produções, em decorrência do boom do marketing digital, têm como foco os meios on-line. Os diferentes tipos de textos são produzidos para redes sociais, blogs, sites, aplicativos, e-mail marketing, newsletters, formulários e tudo o mais que envolve a criação de conteúdo digital.

Conheça alguns benefícios em contratar este profissional:

  1. Conhecimento técnico: vai alavancar o posicionamento da empresa por meio de técnicas como, por exemplo, o SEO - otimização para mecanismos de busca -, além das noções básicas de ortografia;
  1. Economia de tempo: há textos que requerem muitas horas e até dias para ficarem prontos. Ter um profissional com dedicação exclusiva é uma grande vantagem para a empresa; 
  1. Planejamento: os conteúdos serão direcionados a partir de um cronograma. Isso permite a gestão da comunicação com os clientes de acordo com as estratégias do negócio;
  1. Auxilia no alcance do cliente ideal: conteúdos personalizados atraem clientes potenciais, ou seja, aqueles que realmente se interessam pelo produto ou serviço disponibilizado.
  1. Valorização da marca: textos bem elaborados e comunicação estruturada e clara conferem credibilidade às empresas. Isso agrega valor aos produtos e serviços, resultando numa melhor performance das vendas.

Se você deseja estruturar a comunicação da sua empresa e não sabe por onde começar, entre em contato conosco clicando aqui ou pelos canais abaixo:

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AUTOR DO TEXTO:
Juliana Ferraz
Redatora | Jornalista
Jornalista com especialização em marketing há 20 anos. Carreira dedicada à assessoria de imprensa, com atuação em eventos nacionais e internacionais, especialmente em parceria com o governo federal.

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