Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Motivos pelos quais um logotipo deve ser personalizado

É praticamente impossível, quando falamos a respeito de serviços, ter três ou quatro trabalhos feitos e depois somente pagar pelo melhor deles, ou o que mais nos deixou satisfeitos. E quando falamos de produtos, o raciocínio não é diferente: não podemos pedir três taças de sorvete, por exemplo, de diferentes sabores e, após experimentar todos, somente pagar por aquele que mais nos agrada. Mas aí você pode dizer: “sim, mas posso pedir para provar sabores antes de escolher, em uma sorveteria”. E claro, você tem razão, de fato você pode. Mas veja bem, você deve se adaptar e escolher dentre os tipos disponíveis na sorveteria. Eles não farão um sorvete somente para você. E, ainda, se o serviço de sorvete personalizado existir e você quiser um de cajá com ameixa e não gostar, vai ter que pagar por ele da mesma forma.

Com um logotipo não é diferente. Ele é um projeto extremamente personalizado, que demanda estudo e uma série de etapas. Para se ter uma ideia, vou elencar abaixo as básicas pelas quais o processo completo de criação de uma marca, desde o naming, passa aqui na MAVERICK 360.

O naming consiste na estruturação de um nome. Levamos em consideração fatores como: capacidade de causar impacto, concisão, facilidade de escrita e pronúncia, agradabilidade do som, transmissão da mensagem, facilidade de memorização, inovação, possível uso acrônimo, referências de outras línguas, etc. As fases do desenvolvimento são:

- Compreensão da cultura e valores da marca;

- Análise de fatores internos e externos;

- Identificação da cota do mercado que se planeja obter (posicionamento);

- Pesquisa de referências de mercado;

- Pesquisa de imagens que traduzem conceitos da marca;

- Consulta de domínio e INPI;

- Apresentação do material finalizado em formato digital (web).

Recentemente escrevemos sobre como escolher o nome da sua empresa. Acesse o artigo completo clicando aqui.

Já a confecção ou adaptação de uma logotipo vai muito além de um desenho, ilustração e tipografia. A marca é a responsável por estabelecer a presença no mercado e garantir o sucesso do seu negócio frente à concorrência. A criação passa pelos passos:

- Compreensão da cultura e valores da marca;

- Pesquisa de referências de mercado;

- Pesquisa de imagens que traduzam conceitos da marca;

- Trabalho com idealização e evolução artesanais, feitos à mão, papel e caneta;

- Criação de identidade visual completa com uma rede de significados conceituais;

- Definição de paletas de cores;

- Definição de fontes primárias, secundárias e suas utilizações;

- Criação de textura (se necessário);

- Aplicação em mockups digitais para melhor visualização;

- Apresentação do material finalizado em formato digital (web);

- Brand Book explicativo em formato digital (web).

Ufa! Sim, uma identidade visual bem feita passa por todas estas etapas e outras muitas. Além disso, ainda temos o desenvolvimento de materiais gráficos posteriores, aplicações, criação de mascote quando necessário, pesquisa quantitativa e qualitativa dependendo da grandiosidade do projeto, dentre muitas outras fases, pesquisas e estudos.

Por isso, fazer várias opções de logo dentro de um projeto é impraticável. Primeiro porque a impressão é que você não acredita no seu trabalho e não entendeu o briefing. Para oferecer várias opções, é necessário que quem contrata o serviço entenda o processo e esteja disposto a custear o trabalho. 

O que geralmente acontece, quando o profissional divide o esforço e tempo em alternativas, quando falamos de algo tão personalizado, é que o tempo disponível para a execução do trabalho não é suficiente e não se atinge a excelência no que se oferece. Por isso, quando executamos os projetos de branding na agência, gravamos a reunião de briefing, realizamos um estudo aprofundado e executamos o projeto com excelência e profissionalismo. 

Acesse nosso portfólio e confira: clique aqui! 

Quer uma identidade visual personalizada? Entre em contato conosco!

contato@maverick.com.br‍ 

+55 41 99980-9009

+55 41 99954-7416‍

AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home