Juliano Farias
Executivo de growth
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Mas afinal, o que é branding?

Está errado quem pensa que branding é simplesmente o símbolo utilizado para representar sua marca, empresa ou companhia. Ele é muito mais do que isso. Marcas, na verdade, são todo um sistema de crenças baseado em identificação, confiança e pertencimento.

Aqui na MAVERICK 360 o desenvolvimento de um branding ou de uma identidade visual, vai além (muito além, diga-se de passagem) de um desenho, ilustração ou tipografia. Afinal, é o conjunto de elementos que o compõe que vai estabelecer sua presença no mercado e garantir o sucesso do seu negócio frente à concorrência, em um mercado cada vez mais saturado.

Mas, afinal, o que é branding?

Uma marca não é apenas um logotipo, símbolo ou ícone, ela é um conjunto de sensações e experiências que, centralizadas em nosso cérebro, definem a personalidade do negócio. Um exercício prático exposto aqui: pense em Nike. Temos certeza que o símbolo, cores e posicionamento da marca vieram à sua cabeça na hora. Este é um dos principais objetivos da criação de um brand robusto, assertivo e conceitual: marcas que viram referência e fazem com que o público as associem ao símbolo, discurso, tom de voz e uma série de outros elementos que discutiremos aqui. 

Partindo do princípio, você deve se fazer algumas perguntas no momento de dar o pontapé inicial:

- Por que você (sua empresa) existe?

- O que o diferencia?

- Quais problemas você resolve?

- Por que as pessoas deveriam se importar?

Alguns dos valores conceituais expostos e definidos no início do projeto são: propósito, essência (DNA empresarial), personalidade, visão projetada, promessa, princípios, arquétipos, manifesto, dentre outros.

Posicionamento

Aqui a regra é materializar todos os conceitos tangíveis e intangíveis da marca, delineando a forma como ela se coloca frente a seus concorrentes, clientes e público, ou seja, seu posicionamento no mercado.

Algumas das etapas estudadas quando falamos em posicionamento são: mercado, mapeamento de personas, pesquisa de produtos, diferenciais, razões para acreditar, quem somos, canais de comunicação, temas de atração, etc.

Naming

Caso a sua empresa ou marca ainda não tenha um nome, chegou o momento da definição. Alguns pontos muito importantes que precisam ser levados em consideração nesta etapa são: capacidade de causar impacto, concisão, escrita e pronúncia, fonética, transmissão da mensagem, facilidade de memorização, inovação, possível uso acrônimo, referências de outras línguas e muitos outros.

Clique aqui e saiba como escolher o nome da sua empresa.

Eixos narrativo e visual

Agora partimos para um pensamento mais prático, de aplicações. Isso depois de termos passado por uma base sólida de conceituação, que fará com que sua marca seja reconhecida e lembrada.

Quando abordamos o narrativo, estamos nos referindo à maneira, tom de voz e forma de comunicar, que são repletos de significados, valores e motivos. Elementos visuais, como cores, tipografia, grafismos, estilo de fotografia e ícones organizados em um sistema de identidade que constroem a linguagem visual da empresa.

Algumas criações que precisam ser pensadas e feitas na etapa são:

- Slogan;

- Linguagem e tom de voz;

- Semântica;

- Recomendações (diretrizes de escrita e linguagem);

- Dicionário e glossário;

- Argumentos de vendas;

- Banco de emojis.

No eixo visual, partimos para o concreto e, aqui sim, podemos incluir e dizer que o logotipo é o símbolo principal. Entretanto, para que toda a parte visível seja assertiva e concordante com o “reason why” da marca, precisamos analisar fatores como: psicologia das cores, tipografia (família completa de fontes), grafismos, iconografia, ilustrações, direção fotográfica, etc.

Por fim, em todo este processo criativo, o logo vem para ser a assinatura e, portanto, o principal asset. Deve ser aplicado com constância e destaque, para garantir a visualização e o reconhecimento. Ele deve ser pensado em diversas versões, geralmente em formatos horizontais e verticais, o que amplia suas possibilidades de aplicação, de acordo com a necessidade em cada ponto de contato. Além disso, o símbolo pode ser aplicado separadamente, em ícones de aplicativo ou nos perfis de redes sociais, por exemplo.

Para saber as etapas de como registrar a sua marca, clique aqui e confira o artigo completo que escrevemos sobre o tema.

Já falamos, diversas vezes (inclusive aqui no link) sobre a importância de uma marca bem estruturada. Agora que você já sabe as fases do processo e todo o estudo que deve ser feito, que tal deixar a MAVERICK 360 embarcar nesta jornada com você para um branding completo, duradouro e que faça sua marca virar referência?

Entre em contato conosco: https://www.agenciamaverick.com.br/mav-link

AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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