Juliano Farias
Executivo de growth
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Como escolher o nome da sua empresa

Empreender e abrir o seu próprio negócio é um desafio, nós sabemos bem disso. O que acontece é que, na maioria dos casos, alguns aspectos importantíssimos do processo podem passar batido se você não tiver o conhecimento ou apoio adequado: o nome, ou naming, como costumamos falar na linguagem publicitária, é um deles.

O que os donos de empresa costumam fazer é deixar o nome para ser estabelecido depois, visto que podemos colocar o “nome fantasia” nos negócios. Isso é uma falha, principalmente quando temos muitas burocracias jurídicas e contábeis para abrir uma empresa. Explico: registrar o nome é extremamente importante e pode evitar uma série de incomodações futuras, como outra empresa requerer os direitos de uso e você ter que mudar toda a sua marca do dia para a noite. Além disso, muitos fatores devem ser considerados: razão social, nome fantasia, branding, conceituação, domínio online, registro de marcas, etc.

Para lhe ajudar, colocamos abaixo algumas dicas de como iniciar o processo de escolha do nome do seu negócio. Confira! 

01 - Pense em conceitos e na alma do seu negócio

Um bom name, primeiramente, te faz sentir algo. O nome do seu negócio deve fazer exatamente isso: transmitir ao público o que a sua empresa quer de maneira rápida, direta e sem muitas complicações. Este processo começa com a conceituação, propósitos e objetivos da empresa. É importante também se atentar ao storytelling, ou seja, qual é a história por trás da marca, ligação dos donos com a companhia e um pouco da trajetória dos sócios.

Lembre-se que, quando falamos em trabalho criativo, não existem fórmulas prontas e regras que devem ser 100% aplicadas. Por exemplo: nem todo o nome precisa ser curto. Cada nova empresa tem uma história e ela deve ser respeitada. O name do seu negócio deve ser adequado a ele, mas precisa expressar e fazer você e seu público sentirem.

02 - Se coloque no lugar do seu cliente

Embora não existam fórmulas mágicas, temos sim boas práticas. Pense em um nome adequado ao seu negócio e saiba que, antes da máxima que “um bom naming tem que ser fácil de memorizar”, é preciso criar memórias. Salvo raríssimas exceções, empresas que viram referência mundial ou local no mercado em que atuam não possuem somente um nome curto e fácil de memorizar. Elas investem em profissionais para criação, desenvolvem estudos e pensam muito antes de lançar um novo produto, além do trabalho de marketing constante.

Porém, de nada adianta você nomear seu restaurante, por exemplo, com algo que remeta a “comida caseira” ou “comida de vó” e servir caviar e foie gras. Ou querer se firmar como um churrascaria quando o nome do seu negócio remete a vegetais e frutos do mar. Neste caso, caímos em um contra senso, o que não é bom quando se trata de transmitir uma sensação ou mensagem, pois causa ruídos na comunicação.

03 - Seja realista com o propósito da sua marca

Você sabe de onde veio o nome “Netflix”? Ele é a fusão de duas palavras: net, de internet e “flix” que refere-se a uma gíria norte-americana para filmes. Dito isto, invariavelmente pensamos na marca como despojada, rebelde, moderna, tecnológica, irreverente e à frente do seu tempo. Tudo isso a partir do nome.

Pois bem, por isso é importante ser realista e manter-se fiel aos conceitos e propósitos da marca. De nada adianta ter uma gíria no nome e ser uma empresa conservadora. É um contra senso querer transmitir seriedade para um escritório de advogados tradicional, por exemplo, e pensar em um nome cool e engraçado. Lembre-se: embora não exista a “fórmula pronta para a criação de naming”, ele transmite MUITO sobre a sua empresa e é necessário que seja feito, pensado e estudado por profissionais do mercado.  

Precisa de naming para o seu negócio? Nós temos uma equipe de criação para te ajudar!

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Rick Garcia 

Publicitário e sócio-diretor da MAVERICK 360

AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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