Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Minha empresa está pronta para ter uma assessoria de imprensa?

Quando contratamos um serviço, via de regra, esperamos tirar demandas das nossas mãos, apenas receber pronto o que foi acordado. 

No entanto, há prestações de serviço que exigem uma parceria no dia a dia, com fluxo de colaboração que precisa ser respeitado. Um desses serviços é o da assessoria de imprensa.

Ter o suporte de uma agência especializada e preparada para levar sua empresa a outro patamar faz parte do plano de crescimento de todos, senão da maioria dos negócios. Mas entre querer isso e estar pronto para contratar uma assessoria de imprensa há uma série de fatores que precisam ser considerados. 

Conversando com colegas de profissão, listei algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo antes de dar esse passo:

1. Objetivos claros + escuta aberta: você tem objetivos de comunicação e específicos que deseja alcançar? Além deles, está aberto a ouvir sugestões ou readequar a rota? 

2. Inspiração + informação: sua empresa, projeto ou atividade tem uma história interessante ou fatos para serem noticiados? Você está disposto a compartilhar informações sobre o seu negócio?

3. Público-alvo + possível expansão: você conhece as pessoas com as quais deseja falar por meio da cobertura da imprensa? E está preparado para ser lido, ouvido ou assistido por pessoas que talvez não sejam seu foco, mas que podem, claro, virar seus consumidores - e também seus críticos?

4 - Exposição + agilidade: você está preparado para compreender a atenção da mídia? Isso envolve estar pronto para responder a perguntas da imprensa em prazos curtos, lidar com o aumento na visibilidade e enfrentar possíveis crises de imagem.

5. Maturidade do negócio: sua empresa ou projeto está suficientemente maduro para ir à mídia? Muitas vezes, pode ser mais eficaz esperar até que a empresa esteja mais consolidada antes de aparecer publicamente.

6. Redes sociais e presença online: sua presença digital está estruturada e alinhada com sua estratégia de imprensa? Essa solidez complementa e reforça os esforços de uma assessoria. Além disso, o histórico virtual passa credibilidade e confiança para quem busca informações.

7. Disponibilidade de tempo: por último, mas não menos importante, você tem tempo para essa parceria? A assessoria de imprensa requer, muitas vezes, a colaboração por parte da empresa, seja para fornecer informações, participar de entrevistas ou colaborar com a equipe no dia a dia. 

Avaliar esses aspectos é uma etapa essencial antes de contratar uma assessoria de imprensa. Mas vale lembrar que essa não é uma fórmula 100% perfeita e que cada contexto e tamanho de empresa tem outras variáveis.

Se ao analisar esses fatores você tiver dúvidas, converse com uma agência para entender em qual momento sua empresa está e o que pode ser feito para evoluir nesse sentido. 

Investir em comunicação com a imprensa é fundamental. Mas o ideal é que seja feita na hora certa. 

AUTOR DO TEXTO:
Jéssica Oliveira
Assessora de imprensa | Jornalista
Jéssica é jornalista com experiência em produção de conteúdo em redações, projetos multiplataformas e mercado corporativo.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home