Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Ócio é necessário!

Talvez você esteja lendo este texto agora em meio ao caos, com milhares de coisas acontecendo ao mesmo tempo à sua volta e ainda muitas tarefas por fazer antes de pensar em descansar.

Quem sabe até, pausar nem seja uma opção, já que aquela sensação de culpa e de precisar estar sempre fazendo algo é uma constante quando você tenta, não é mesmo?! Mas nós vamos te contar uma coisa: momentos para fazer simplesmente coisa alguma precisam existir. 

Sim, o ócio é necessário!

Por mais que pareça contraditório, não parar o corpo e a mente não te faz mais produtivo, mas sim coloca em risco o seu desempenho no trabalho e pode comprometer outros aspectos da sua vida pessoal.

Quer entender o porquê? Então continue lendo que nós vamos te explicar!

Você foi ensinado que não fazer nada é ruim

Vivemos na era pós-moderna, com informações e atividades em ritmos frenéticos. Nós aqui da MAVERICK 360, que trabalhamos com comunicação, sabemos bem disso: os acontecimentos, novidades e criações não param!

Vivemos, portanto, em uma sociedade e em um período da História que (in)conscientemente nos ensinam - desde que nascemos praticamente - que precisamos estar em movimento, fazendo ou buscando por algo o tempo todo. 

Sabe aquela frase - que com certeza você já viu na internet - que diz : “trabalhe/estude enquanto eles dormem”? Pois é, mas até que ponto isso seria sustentável? E principalmente: quem foi que disse que só assim é possível alcançar sucesso, mérito e destaque por aí?

Não precisa ser assim. Essa culpa que aparece quando estamos fazendo algo por lazer ou apenas descansando precisa ser trabalhada para não existir mais (a não ser que você esteja trocando as responsabilidades por apenas isso, aí sim a culpa está certa). O segredo é o equilíbrio.

Se você está dando o seu melhor em sua jornada de trabalho ou estudo, buscando se aperfeiçoar em conhecimentos e processos, sem faltar com os seus compromissos, certamente os frutos virão mesmo você dormindo quando todos dormem (afinal, dormir é inclusive uma necessidade fisiológica e não um luxo, oras!).

O ócio não é o seu inimigo!

O ócio é muito associado à preguiça, mas, na verdade, ele é o respiro que seu corpo e sua mente precisam para desacelerar e descansar, e olha só que interessante: ele ajuda a liberar as suas ideias e disposição para que sejam utilizadas com mais eficiência e criatividade.

Pensa só: uma engrenagem funcionando sem parar e forçadamente por muito tempo em algum momento acaba enguiçando e precisa ser trocada por outra para seguir trabalhando. 

Assim também é a nossa mente e o nosso corpo: eles trabalham o tempo todo, mas quando são altamente exigidos por muito tempo, podem dar “pane” e travar, ou seja, encontrarem uma extrema dificuldade em produzir o que quer que seja,  mas nesse caso, não podemos simplesmente trocá-los, não é mesmo?!

Por isso, é muito mais vantajoso adicionar o descanso entre uma atividade e outra do que chegar a uma exaustão que pode desencadear problemas psicológicos, como a ansiedade, por exemplo, e também impactos físicos associados a eles.

Mas afinal, isso quer dizer o quê?

Quer dizer que tudo bem você fazer hora extra, trabalhar um fim de semana ou outro e até virar a noite de vez em quando para entregar aquele projeto super importante, desde que tudo isso sejam exceções e não as regras.

Portanto, a nossa dica é que você comece a observar e a aplicar algumas ações que podem te ajudar nesse processo de não encarar mais o ócio como um inimigo, mas sim um aliado. Confira algumas delas:

  • Fim de semana é fim de semana: desligue o computador ou bata o ponto e só pense no que você tem para fazer no trabalho na segunda-feira;
  • A pausa do almoço é para comer e tirar a cabeça por um tempo do trabalho - seja uma hora ou 15 minutos -, por isso: converse, leia, assista a um vídeo ou simplesmente tire um cochilo.
  • Permita-se ficar entediado. Você não precisa estar produzindo ou sendo estimulado o tempo todo. 
  • Comece a trabalhar o sentimento de culpa quando estiver nos momentos ociosos, lembre-se: você não está fazendo nada de errado por descansar um pouco.

E, por fim, tenha sempre em mente que buscar o equilíbrio é essencial para o seu bem-estar físico, mental e emocional. Experimente tentar e veja como até a sua produtividade vai ter impactos positivos!

Entre em contato com a MAVERICK 360 e saiba mais sobre as nossas soluções em comunicação para o seu negócio:

contato@maverick.com.br

+55 41 99980-9009

+55 41 99954-7416

Geane Godois - jornalista e redatora da MAVERICK 360.

AUTOR DO TEXTO:
MAVERICK 360
Equipe MAVERICK 360
Textos produzidos pela equipe da MAVERICK 360.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home