Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Você conhece o desenvolvimento no-code?

Duas das áreas que mais cresceram nos últimos anos de pandemia foram a programação e o desenvolvimento web. Sabemos a dificuldade envolvida nesta atuação, desde os estudos até a prática, demandando tempo e esforço, mas você sabia que existe uma “especialidade” que está vindo com tudo nesta atuação?

Essa nova geração está sendo chamada de movimento tecnológico no-code, que permite desenvolver soluções web, mobile e automações sem precisar programar, dependendo apenas de ferramentas GUI (Interface Gráfica do Usuário, em português).

Mas afinal, o que são essas ferramentas?

Não é preciso ser um programador formado para conseguir utilizar desse benefício, pois é necessário somente clicar, deslizar e/ou arrastar e soltar. Mas é preciso um conhecimento médio sobre a linguagem da programação e da lógica por trás.

A parte de código escrito fica inteiramente por trás da plataforma, utilizando a linguagem HTML, CSS e JS. O que você precisa fazer de forma no-code é definir tamanhos e local dos elementos, cores, fontes, imagens, campos e muitas outras.

Por ser uma maneira de construção de sites para web e aplicativos móveis sem a necessidade de escrever uma linha de código de programação, as ferramentas proporcionam mais agilidade, além disso, essas plataformas dão outra opção de construir o seu layout com linhas de código trazendo a opção fácil de copiar e colar componentes ou partes de um código.

Sim, as plataformas mais potentes possuem também campos <Embed> para você inserir um código customizado.

Desenvolvimento de websites e apps

Existem alguns recursos de auxílio já programados para a criação de sites como o Bubble, Webflow e Carrd que estão nas listas de principais ferramentas de desenvolvimento web no-code.

Cada ferramenta apresenta características relevantes para cada caso necessário, assim como o Bubble que opta pela oportunidade de se prontificar um app inteiro desenvolvendo sistemas de ferramentas internas, como escalar o seu crescimento e partes de organização ou o Webflow, que proporciona uma maneira ágil de criar um site do zero e o deixando mais interativo ao seu consumidor. 

Já o Carrd possui uma pequena diferença: tem a proposta de criar sites com uma única página e vem conquistando mais desenvolvedores!

Principais plataformas no-code para o desenvolvimento de apps e sites

Conheça as plataformas para o uso em sistemas Android e iOS, combinando dados e design, dando a oportunidade de personalização direta e a criação de sistemas responsivos, trazendo benefícios para o estilo do seu site ou de seu aplicativo:

- Webflow
- Bubble
- Carrd
- Thunkable
- Bravo Studio

Plataformas no-code para tecnologias controladas por voz

Com a alta desenvoltura e popularidade da assistente de voz como a “ Siri”, a “Alexa” e o “Google assistente”, claramente se iniciou o processo desse desenvolvimento em plataforma no-code, de fácil acesso e manipulação com a integração desses novos mecanismos. 

Apesar das próprias assistentes possuírem rotinas customizadas e que automatizam o seu dia a dia, elas acabam sendo limitadas para certas tarefas. Já as plataformas abaixo são mais completas para a automação da sua casa inteligente:

- Voiceflow

-Otter.ai

Plataformas no-code para gestão de projetos

Um jeito mais descontraído para se planejar com planilhas, porém, com flexibilidade e altruísmo para o seu desenvolvimento pessoal e de empresas que também participam destes sites para melhorar a sistematização de negócios. Grandes marcas como Netflix, Buzzfeed, Medium, Spotify, The New York Times, Doordash e Uber usam pelo menos uma das ferramentas abaixo:

- Airtable

- Notion
- Coda

Plataformas no-code para análise de métricas

Existe uma ligação direta com a ciência de dados feita para a gestão de negócios da sua empresa, ajudando a tomada de decisões rápidas com base em dados desenvolvidos. 

Empresas como Twitter e Uber utilizam desse método sabendo da vantagem em transformar relatórios em CTAs mais relevantes, deixando qualquer planejamento mais desenvolvido e eficaz:

- Google Analytics

- Mixpanel
- Obviously.ai

As plataformas no-codes mudaram não só as execuções, mas também o ambiente de trabalho, deixando de lado a forma arcaica de programação e adaptando sempre às práticas cotidianas de uso intenso, a par de atualidades da tecnologia e desenvolvimento de novos utensílios permitindo uma vida mais fácil e atualizada. 

Se sentiu confiante para entrar na geração no-code que vem forte por aí? Mesmo que essas ferramentas sejam mais fáceis de desenvolver um projeto, elas exigem muito estudo e o mínimo de entendimento da programação. Por isso, estudar sobre elas e sobre uma das áreas que mais cresceram nos últimos tempos é essencial.

Aproveite que a MAVERICK 360 utiliza a melhor plataforma no-code para a criação de websites com um design impecável, moderno e conte com a gente para desenvolver a página da sua empresa!



Entre em contato:

contato@agenciamaverick.com.br

+55 41 99980-9009

+55 41 99954-7416

AUTOR DO TEXTO:
Gabriel Rodrigues
Programador | Desenvolvedor
Gabriel Rodrigues nasceu em Curitiba (PR), é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e programador na MAVERICK 360, cuidando do desenvolvimento e atualizações de websites de clientes.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home