Juliano Farias
Executivo de growth
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Qual a ligação do BBB com o Marketing?

Que o programa BBB (Big Brother Brasil), é um fenômeno desde as suas primeiras edições todos já estamos carecas de saber. Mas foi apenas a partir da sua penúltima edição, a de número 20, que o programa está arrecadando milhões de reais em patrocínios e formando celebridades e fenômenos em apenas três meses, ou menos.

Mas, afinal, tudo isso você acha que vem de maneira orgânica, com o tempo, a identificação da história de vida e com a simpatia que você pega pelo(a) participante, ou tudo isso está muito bem planejado com uma equipe de marketing de influência, bem antes destes participantes entrarem no programa?

Segue o texto que vamos ligar o marketing ao programa!

Após uma boa reformulada na edição de 2020, colocando sub celebridades e influenciadores digitais na casa, misturando com pessoas anônimas, o programa volta com tudo, após quase 10 anos de quedas e mais quedas de audiência.

Logo de cara, na edição toda reformulada, já temos a trágica covid-19 que força as pessoas a ficarem em suas casas e a buscarem um refúgio mental. E nessa hora quem estava lá para agradar a massa em geral? Sim, ele mesmo, o grande irmão!

A partir da edição 20, com as celebridades no meio, é óbvio que veríamos um bom planejamento de mídia digital. Um ótimo exemplo, que acabou ganhando mais de 8 milhões de seguidores nos três meses de programa, foi a Manu Gavassi, que com a sua equipe de marketing criou diversos vídeos e campanhas relacionadas a tudo que poderia acontecer fora e dentro da casa relacionado a ela.

Já na edição deste ano, não foi diferente, as celebridades copiaram essa estratégia e adaptaram para o seu estilo de vida e tom de fala. Mas, como pudemos ver durante o programa, não teve uma pessoa que não foi cancelada. Então, estamos diante de uma estratégia genial de marketing, mas que não foi bem executada pelas próprias celebridades neste ano.

Então fica aqui a dica, planeje, estude, crie um storytelling e não esqueça de pensar em uma estratégia de marketing (de preferência inovadora), que se mostra cada vez mais necessária para o boom nas mídias.

Em segundo lugar, crie estratégias omnichannel!

Mas você me pergunta o que é isso? Calma vamos explicar!

Uma estratégia de vendas omnichannel é a ligação de várias redes usadas ao mesmo tempo. Feita para criar uma ligação com o cliente, tanto online quanto offline. Um bom exemplo é quando você compra algo online e pede para retirar no espaço físico, essa estratégia é válida para quem quer estar presente no mundo digital em diversas plataformas e complementando a experiência com o meio físico.

Tá agora que você entendeu, você me pergunta, o que isso tem a ver com o BBB? A resposta é: tudo!

Um ótimo exemplo para essa estratégia é a Boca Rosa (Bianca Andrade) que participou da edição 20. A estratégia foi tão bem pensada por ela e pela equipe, que o objetivo ficou bem claro para todos, ela usava e divulgava apenas os próprios produtos de maquiagem no dia a dia no programa. Ao mesmo tempo, a equipe aqui fora divulgava todas as linhas da maquiagem que a Bianca usava.

Num momento marcante da edição, a sister Boca Rosa entrou em uma discussão e acabou chorando. Acontece que a mesma usava uma máscara de cílios da sua marca própria e obviamente não borrou nada, dando mais credibilidade e destaque ao produto que bombou aqui fora. Mesmo sendo eliminada cedo da casa, ela acabou vendendo três vezes mais as maquiagens da sua marca, durante o reality.

E acha que a sister parou por aí? Lógico que não, o planejamento de marketing foi tão bem feito que todos os domingos de paredão ela usava uma roupa específica que já tinha feito fotos aqui fora e os administradores publicavam em suas redes um publipost dando os créditos às marcas.

Para um exemplo recente, podemos usar a campeã Juliette, se a equipe da ex anônima soubesse da proporção que ela se tornaria no país, muitos produtos que ela usava dentro da casa, que hoje são vendidos nos centros das cidades, poderiam ser vendidos pela própria equipe.

Incrível como tudo planejado dá mais certo, não é mesmo!? Calma que tem mais!

Em terceiro lugar, gerar uma identificação com o público é essencial!

Deixar o seu negócio alinhado com os valores da sua marca é essencial. Criar vínculos e humanizar uma marca, destaca a empresa em meio a muitos concorrentes.

E onde estava isso no BBB? Estava presente em diversas discussões sobre lutas raciais, sexualidade e muitos outros tópicos. Um dos mais recentes foi a comparação da peruca de uma fantasia de homem das cavernas com o cabelo black power de um dos participantes. Todos temos valores e princípios e toda marca deve demonstrar quais são os seus valores. 

E por fim, mas não menos importante, insista em estratégias que deram certo!

Arrisque, teste e não tenha medo de errar. O próprio BBB usou a mesma estratégia, inovou em 2020 e repetiu a dose em 2021, quase triplicando o faturamento com patrocinadores.

Então sim, aposte em estratégias de marketing que deram muito certo para você e repita até conseguir inovar outra vez.

Gostando ou não do programa, o marketing está mais do que vivo no BBB e futuramente ainda mais aceso em seus participantes, afinal, tivemos um case de sucesso em 2020 para os anônimos e para as celebridades e, também, já tivemos um case de insucesso para muitos participantes da edição 21, principalmente os já famosos.

"Agora que conseguimos nos basear mais com estes dois cases ficou fácil de montar diversas estratégias de marketing, ganhar o programa ou ficar rico aqui fora."

Será mesmo!?

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AUTOR DO TEXTO:
Gabriel Rodrigues
Programador | Desenvolvedor
Gabriel Rodrigues nasceu em Curitiba (PR), é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e programador na MAVERICK 360, cuidando do desenvolvimento e atualizações de websites de clientes.

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