Juliano Farias
Executivo de growth
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Qual a importância da persona para a sua marca?

Um dos primeiros passos para a criação de conteúdo de uma marca para as redes sociais e blog é saber quem você quer atingir. Com isso, podemos ter conteúdos assertivos que chamam a atenção do cliente, resultando na interação e na aproximação do público com a marca.Definir uma persona é importante para entender o perfil daqueles que realmente estão interessados no que você tem para oferecer. 

Mas afinal, o que é uma persona?

Persona é um cliente fictício que se torna ideal para o seu negócio. A personalidade dela se constrói com base em dados reais como comportamento, características demográficas, informações gerais, objetivos, motivações, preocupações e desafios. As personas são necessárias para guiar as estratégias de criação do seu conteúdo e de marketing digital como um todo.

Criar uma persona vai proporcionar à sua empresa ter o cliente ideal, para que ele possa ser impactado de forma mais humanizada. É importante ressaltar que a persona é diferente do seu público-alvo. O último é mais amplo, com características demográficas e gerais, como idade, sexo e média salarial, por exemplo. Já a persona tem definições de pontos de personalidade mais profundos, como motivações, medos, preocupações, objetivos, entre outros.



Direcionar uma campanha para a persona é muito mais eficaz pela humanização do que para o público-alvo, que se trata apenas dados gerais. 

E agora, como eu crio uma persona?

Definir quem é a persona ideal do seu negócio é crucial para uma boa estratégia de marketing: a sua marca sempre tem um cliente que compra direto com você ou interage diariamente, se tornando um cliente ideal, sempre presente. Se sua empresa possui este consumidor, o ideal é entrevistá-lo e descobrir as características. Além desta técnica ser assertiva, ela faz com que o cliente se aproxime ainda mais da sua marca. Mas se você está iniciando agora, pense estrategicamente em qual seria a persona ideal como cliente da sua empresa, com base em alguns pontos que vamos elencar a seguir.

Para ambos os casos, o que deve ser definido sobre uma persona são os pontos a seguir

  • DÊ UM NOME PARA A SUA PERSONA;

  • INFORMAÇÕES GERAIS:
    •  idade, sexo, cargo, estado civil e personalidade;
  • PERFIL SOCIAL:
    • quais redes sociais ele consome e o que ele procura na internet;
  • OBJETIVOS PROFISSIONAIS;

  • DORES;

  • ESTILO DE VIDA;

  • HÁBITOS DE COMPRA;

  • QUEM O INFLUENCIA;

  • DECISÕES NA HORA DA COMPRA;

Existem diversas ferramentas para criação de personas, que auxiliam nesse processo de detetive. Além disso, a MAVERICK 360 pode te ajudar no processo e definição do cliente ideal para o seu negócio.

Criei minhas personas, e depois?

A criação de personas requer muito trabalho, pesquisa e leva tempo. Trabalhar com mais de uma pode responder a diferentes necessidades e problemas que fazem com que o seu cliente chegue à sua marca e não converta ou, ainda, nem conheça seus produtos. Afinal, um dos primeiros passos para uma estratégia bem desenvolvida é saber o exato problema que a sua empresa visa resolver para o cliente.

Diversas são as vantagens de ter personas bem definidas no seu negócio. Entre elas, podemos citar o branding, que vai envolver toda a comunicação da sua marca, conteúdo diferenciado e direcionado para o cliente, tom de voz adequado, entre muitas outras.

Depois de tudo bem definido, é hora de pesquisar! Navegar pelas redes dos concorrentes, marcas e conteúdos que interessam o seu cliente, para você ter uma base do que abordar nas redes sociais e blog.

Fazer sempre um bom planejamento semanal ou mensal dos conteúdos vai te auxiliar a separar todas as datas de publicações, tópicos de abordagem e qual imagem utilizar.

Gabriel Rodrigues 

Social media da MAVERICK 360


AUTOR DO TEXTO:
Gabriel Rodrigues
Programador | Desenvolvedor
Gabriel Rodrigues nasceu em Curitiba (PR), é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e programador na MAVERICK 360, cuidando do desenvolvimento e atualizações de websites de clientes.

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