Juliano Farias
Executivo de growth
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O uso das redes sociais pelos brasileiros e como isso afeta o seu negócio

As redes sociais fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros que usam essas plataformas para se comunicar, se informar e se divertir. Mas você sabe quais são os hábitos e preferências dos usuários de redes sociais no Brasil e como eles se comportam em relação às compras online?

Neste artigo vamos apresentar alguns dados que mostram um pouco deste comportamento e o potencial desse mercado para as empresas.

Segundo levantamento da TIC Domicílios, divulgado em agosto de 2021, 81% dos lares brasileiros têm internet, o que representa cerca de 170 milhões de pessoas. Desse total, mais de 130 milhões utilizam as redes sociais, o que corresponde a 76%.

Nós também somos o público que passa mais tempo por dia no celular, segundo um levantamento da plataforma AppAnnie, publicado em janeiro de 2022. Em média, os usuários no Brasil gastaram 5,4 horas por dia no smartphone em 2021, empatados com os usuários na Indonésia. Desse tempo, 3 horas e 39 minutos foram dedicados às redes sociais.

O WhatsApp é o queridinho dos brasileiros. Passamos mais de 29,2 horas mensais conversando, vendendo e comprando pelo aplicativo. Em segundo lugar vem o TikTok, com 20,2 horas mensais por usuário, superando o Instagram e o Facebook.

Aliás, em 2021 o TikTok também foi o aplicativo mais baixado no Brasil, seguido pelo app de compras Shopee.

Mas, o que isso tem a ver com o meu negócio?

As redes sociais não são apenas um espaço de entretenimento e interação, mas também uma fonte de informação e influência para os consumidores.

Segundo uma pesquisa da Resultados Digitais, realizada em novembro de 2021 com mais de 2 mil pessoas, 46,7% dos brasileiros afirmaram que usam as redes sociais para procurar produtos antes de comprar. Além disso, 62% dos entrevistados disseram que já compraram algum produto ou serviço após ver um anúncio nas redes sociais. 

Os principais fatores que influenciam a decisão de compra são: a qualidade do produto ou serviço (69%), o preço (67%) e a confiança na marca (52%). 

As plataformas digitais também são um canal importante para o relacionamento entre as empresas e os clientes. De acordo com uma pesquisa da Rock Content, realizada em agosto de 2021 com mais de 5 mil empresas brasileiras, 92% delas afirmaram que usam as redes sociais como estratégia de marketing digital. 

As principais vantagens dessa prática, segundo o levantamento, foram: aumentar o reconhecimento da marca (77%), gerar tráfego para o site ou blog (65%) e gerar leads qualificados (57%). 

Isso deixa claro que as empresas precisam aproveitar de maneira estratégica esse mar de oportunidades e se conectar com os consumidores de maneira assertiva, gerando valor e proximidade, o que requer muito estudo e pesquisa. 

Mas existem empresas especializadas que podem te ajudar a conhecer os hábitos e preferências dos usuários, a produzir conteúdo de qualidade e valor e a investir em anúncios segmentados e personalizados. Afinal, as redes sociais são uma ferramenta poderosa para gerar engajamento, confiança e vendas! 

Se você quer aproveitar todo esse potencial das redes, mas não sabe como começar, a equipe da MAVERICK 360 está preparada para te mostrar como fazer. 

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Até a próxima!

AUTOR DO TEXTO:
Elivelton Trindade
Atendimento | Jornalista
Jornalista formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui especialização em Educação e MBA em Comunicação e Mídia.

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