Juliano Farias
Executivo de growth
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O que é Growth Hacking? Entenda sobre essa metodologia

Se você gosta de tecnologia e está inserido no universo do marketing digital, provavelmente já ouviu falar sobre Growth Hacking por aí.

Essa metodologia ganhou mais força nos últimos meses, principalmente por ser aplicada em diversas startups e ser um conceito que promete um rápido crescimento da empresa.

Mas afinal, o que é Growth Hacking?

Este termo é super recente: foi criado em 2010, por Sean Ellis, ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn, e fundador do Qualaroo e do Growth Hackers. Na época, Sean analisou empresas que estavam em rápido desenvolvimento e observou alguns pontos em comum entre elas. 

Depois de estudar essas características, ele percebeu que estas empresas tinham processos bem estruturados para implementar melhorias, com o objetivo de ter um crescimento veloz e sustentável. 

A partir dessas etapas, surgiu o Growth Hacking que, em resumo, é um método que trabalha o crescimento do negócio com base em dados e em experimentações. 

Algumas premissas do Growth Hacking são: 

Crescimento

Esse é o item mais importante. Para que o processo seja consolidado, são necessárias algumas etapas, como aquisição, ativação, receita, retenção e indicação.

Métrica norte

No Growth Hacking, esta é uma métrica que define o que é crescimento para a sua empresa. Ela será essencial para manter o foco no que realmente importa. Exemplos: quantidade de leads qualificados, número de clientes ativos, etc.

Experimentos

Aqui, os experimentos são as ações de toda a operação. Por meio deles é que será possível descobrir o que funciona e o que não funciona para o seu negócio crescer. Exemplos: testes A/B, otimizações e outros.

Na prática, a lógica do Growth Hacking é simples e direta. Confira, abaixo, algumas etapas do método: 

  • Total dedicação na principal alavanca da empresa;
  • Pensar em melhorias para o foco definido, priorizando as melhores ideias;
  • Moldar a forma mais simples para testar a nova ideia e aplicar a partir disso;
  • Usar o aprendizado para novos testes e hipóteses;
  • Acompanhar os resultados em relatórios detalhados.

De maneira geral, estes são os principais conceitos do Growth Hacking. Claro que nenhuma metodologia é milagrosa, e isso também vale ressaltar aqui. Com as técnicas certas para o seu negócio, os resultados virão, mas virão aos poucos. Então, tenha paciência!

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AUTOR DO TEXTO:
Camila Rodrigues
Redatora | Publicitária
A Camila entrou para o time da MAVERICK360 criando conteúdo para vários clientes, entre eles Lavillie, GCS Capital, SOU+, A S Dois Mil, e muitos outros.

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