Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Nem todo mundo sabe escrever

A sentença do título pode parecer um pouco pretensiosa, pedante ou condenatória. Mas não, não é esse o objetivo dela. Com essa afirmação, queremos apenas dizer que não basta ter domínio da norma culta da língua portuguesa para saber escrever de forma adequada para os diferentes canais de comunicação. 

Falando assim, parece óbvio. Nos faz relembrar as aulas de redação da escola, onde deveríamos aprender a escrever artigos, resenhas e, até mesmo, cartas. Mas, na prática, o que vemos é que nem todo mundo entende que diferentes meios e canais de comunicação exigem formas diferentes de nos comunicarmos através deles.

Com isso, a escrita é cada vez mais desvalorizada - justamente quando deveria acontecer o contrário: com o excesso de canais, a escrita adequada prioriza a mensagem e valoriza o seu conteúdo, evitando, assim, ruídos e graves falhas de comunicação. 

Vamos voltar ao óbvio: a forma como comunicamos um assunto por e-mail é diferente da forma como comunicamos por Whatsapp, que, por sua vez, é diferente da forma como comunicamos o mesmo assunto via Facebook. Essa diferença na forma - embora o teor seja o mesmo - ocorre porque estamos utilizando canais diferentes para transmitir determinada mensagem. Dessa forma, não parece lógico que a comunicação de uma corporação ou empresa deve ser diferente no LinkedIn, no Instagram, no Facebook ou no Twitter? 

E isso considerando que o público receptor da mensagem seja o mesmo (clientes, parceiros e comunidades em geral). Se estivermos falando de comunicação com o público interno (colaboradores, terceirizados, etc.) a coisa também muda de figura. Por isso que contratar profissionais capacitados a escrever - e não apenas que dominam o português - é fundamental para qualquer empresa, de qualquer área. Um profissional que trabalha com a escrita é treinado não apenas para escrever sem erros de português (isso é mínimo!), mas, sobretudo, para saber comunicar uma determinada mensagem para diferentes públicos e em diferentes canais.

Aqui na Maverick somos especialistas em desenvolvimento de conteúdo - todos alinhados com os diferentes canais de comunicação e com seus diversos públicos! Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar a se comunicar mais e melhor: 


https://www.agenciamaverick.com.br 

contato@agenciamaverick.com.br ⠀

+55 41 99980 9009⠀

+55 41 99954 7416⠀

Guta Bolzan - jornalista e assessora de imprensa da MAVERICK 360

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home