Juliano Farias
Executivo de growth
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Mobile-first: o marketing voltado para smartphones

Pelo menos um terço do seu dia é gasto olhando para a tela de smartphones e tablets. Foi o que revelou um estudo feito pela App Annie, chamado “State of Mobile 2022”, que reflete a média toda do ano passado. Pois bem, o que isso impacta no universo do marketing? Muita coisa. E é isso que vamos abordar neste artigo.

Um terço equivale a cerca de cinco horas diárias, um aumento de 30% quando comparado com 2019. Há alguns poucos anos a ideia de planejamento de marketing, campanhas e comunicação ainda era embasada em veículos offline e, depois, direcionada às telas do computador. Hoje o digital é completamente mobile-first e pensado para smartphones, principalmente.

O termo utilizado, entre os especialistas, é o mobile marketing, que significa uma estratégia toda voltada para interação, captura, informação, influência e relacionamento com um público por meio dos dispositivos móveis. E quais são as vantagens de investir em um planejamento de ações neste sentido? Inúmeras. Abaixo vamos listar as principais.

01 - Saiba exatamente onde seu público está

Hoje a segmentação por região já não é um problema no marketing. É impossível que você não compartilhe sua localização diversas vezes na semana: utilizando o Google Maps, as próprias redes sociais e até mesmo pedindo produtos do supermercado via app. 

Estas informações são compartilhadas entre os algoritmos e a localização do usuário utilizada para exibição de anúncios e segmentação em plataformas específicas. Esta possibilidade é ainda mais importante para negócios locais como bares, restaurantes, comércios de rua de maneira geral, etc. onde é necessário atingir primeiramente o público que está próximo.

*Entenda mais sobre posicionamento de marca no artigo completo que fizemos, clicando aqui.

02 - Amplie a gama de canais

Se antes da pandemia esta questão já era importante, agora ela é extremamente necessária. Seu negócio precisa estar onde o seu público está. Quando falamos em mobile, estamos falando de aplicativos dos mais diversos, redes sociais, internet e o mundo de possibilidades na palma da mão.

Portanto, é essencial pensar em website (e-commerce, de preferência e se couber no modelo de negócios da empresa); presença nas redes sociais com uma boa estratégia de postagens, interação e conteúdo de valor agregado, além de anúncios e performance; desenvolvimento de aplicativo; dentre outros.

03 - Maneiras de transmissão

Quando falamos em mobile marketing as possibilidades são inúmeras: envio de notificações por meio do aplicativo, envio de SMS, bluetooth, QR Code, realidade aumentada, páginas responsivas, remarketing e uma série de outras.

O importante é que sua empresa esteja aberta a novas possibilidades e tenha um grupo de especialistas no assunto para auxiliar desde o início com estratégia, comunicação integrada, briefing e planejamento, confecção, execução e mensuração de resultados.

04 - Acompanhe resultados: dados são valiosos

De nada adianta ter o melhor planejamento, campanha ou ação se você, juntamente com a sua equipe de marketing e comunicação, não avaliar os resultados de alguma forma e não identificar o que deu certo e os pontos de melhoria. Isso para qualquer área, mas ainda mais para o mobile marketing, que é relativamente novo e diz muito sobre o perfil do seu público.

Outro ponto de atenção é a coleta de dados: eles são extremamente valiosos. Porém, se atenha às regras e principalmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, as informações do seu público precisam ser conquistadas e, para isso, diversas estratégias devem ser utilizadas.

Não podemos deixar de mencionar que quanto mais você conhecer e tiver informações sobre o seu público, maiores são as chances de ser certeiro na angariação e conversão de leads. 

*Veja as falhas de comunicação que sua empresa nunca deve cometer neste arquivo.

05 - Para atingir novos públicos, são necessários novos caminhos!

Se sua empresa quer alçar voo e alcançar novos públicos e objetivos, ou mesmo ampliar a gama de clientes existentes, a virada de jogo é crucial. O mobile-first ainda é um caminho um tanto quanto novo, com revoluções e novas possibilidades a todo momento.

Sua empresa não pode se prender somente aos recursos antigos. Já pensou em gamificação? E reels? E ações diferenciadas por meio do TikTok? Seja criativo! A maneira de fazer marketing está mudando e as empresas precisam acompanhar essa transição.

Quer estar sempre à frente dos seus concorrentes com as melhores e mais modernas estratégias de marketing? Conte com a gente!



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AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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