Juliano Farias
Executivo de growth
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Marketing digital: o que o Facebook Pay vai agregar na sua estratégia

O WhatsApp anunciou, ao final da primeira quinzena deste mês (06), o lançamento de um novo recurso para o aplicativo, disponível para usuários com conta pessoal e também business, o WhatsApp Pay. Agora será possível enviar e receber dinheiro pelo aplicativo, por meio do Facebook Pay.

Estavam ocorrendo testes na Índia e, com o anúncio no Brasil, os recursos devem ser disponibilizados aos poucos, assim que ele for definitivamente liberado pelo Banco Central, segundo os desenvolvedores. Pelo que se sabe até agora, para enviar, receber ou transferir dinheiro com o WhatsApp Pay será necessário apenas cadastrar um cartão de crédito ou débito de uma das empresas parceiras: Mastercard ou Visa, dos bancos Nubank, Banco do Brasil e Sicredi, por hora.

A pergunta que não quer calar, para quem utiliza já a versão business da ferramenta agregando à estratégia de marketing digital: como posso vender e incorporar essa facilidade na prática? 

Em primeiro lugar, não podemos esquecer que o WhatsApp é extremamente importante para o marketing, visto que o Brasil é o país que mais utiliza o mensageiro, com cerca de 120 milhões de usuários ativos mensalmente. Além disso, a nova funcionalidade pode agregar, e muito, para as empresas que ainda não possuem uma loja virtual, por exemplo. É claro que ele não substitui um e-commerce, mas se mostra como uma alternativa viável para as companhias que precisam se adequar ao novo comportamento do consumidor durante a pandemia do Covid-19.

Pensando no planejamento e em como a sua empresa pode oferecer serviços ou produtos pelo aplicativo, preparamos algumas dicas e prováveis futuras possibilidades, veja abaixo!


Praticidade

Focando aqui nas empresas e no WhatsApp Business, é necessário lembrar que ele já possui uma função para que pequenas empresas adicionem produtos a um catálogo. Ou seja, com a nova modalidade, o consumidor já vai conseguir concluir a compra pelo próprio aplicativo, sem precisar acessar plataformas bancárias ou ser direcionado para uma outra página de pagamento.

A plataforma também garante a segurança das transações por meio de uma senha de seis dígitos ou biometria.

Marketing Digital

Há algum tempo já é possível utilizar o aplicativo, em sua versão business, para estratégias de marketing, como melhorar o relacionamento com o cliente, oferecer suporte para tirar dúvidas e esclarecer detalhes de produtos e serviços, além de divulgar lançamentos da empresa para o público.

Porém, assim que a nova função for devidamente aprovada e instaurada, os usuários poderão, por exemplo, comprar ingressos de eventos diretamente pelo Facebook, ao alcance de um clique. Isso facilita (e muito) a vida do consumidor, além de retirar do processo uma série de outros passos que os interessados tinham que seguir para adquirir um produto anunciado nas redes.

Outra das inúmeras possíveis facilidades é que o público das plataformas poderá fazer ou receber doações de forma muito mais prática, rápida e intuitiva. Os seguidores terão a capacidade de, por exemplo, doar a quantia que desejarem diretamente pelo WhatsApp, Facebook ou Instagram, sem a necessidade de outros sistemas.

Além disso, pode ser possível que você compre uma pizza apenas com um clique em uma publicidade ou publicação do Instagram, sem precisar entrar em um aplicativo de delivery, no site da empresa ou ligar para a pizzaria. Também poderá ser mais simples presentear seus amigos no aniversário ou em datas especiais, enviando uma quantia em dinheiro.

Por fim, pode também existir a possibilidade da segmentação de anúncios para os usuários que usam a ferramenta de compra do WhatsApp, o que, convenhamos, para um profissional de social media ou marketing é um sonho virando realidade! As opções e possibilidades com a instauração do WhatsApp Pay, interligado com o Instagram e Facebook, só aumentam. Por isso os especialistas de marketing e comunicação, além das empresas, estão ansiosos pelos próximos passos e pela liberação do Banco Central do Brasil. Vamos aguardar!

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Fabíola Cottet - sócia-diretora da MAVERICK


AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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