Juliano Farias
Executivo de growth
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Marketing: 5 tendências para 2022

O final do ano está aqui! Este é o momento para entender quais foram as lições aprendidas, as metas batidas, os desafios vencidos e quais serão os próximos objetivos para o ano seguinte. Temos um novo caminho pela frente e mais 365 dias para escrever novas histórias! 

Pensando nisso, trouxemos aqui 5 tendências para 2022, que estão relacionadas ao mundo do marketing! Quem sabe você não tira ideias para o seu negócio a partir deste conteúdo? Confira abaixo:

Inclusão social, diversidade e acessibilidade

Este item não deveria nem ser considerado como tendência, pois precisa ser uma obrigação em qualquer contexto! Mas vamos ver pelo lado bom: a sociedade está caminhando para o lugar certo quando o assunto é a inclusão social, a diversidade e a acessibilidade. E isso se reflete muito em campanhas publicitárias, por exemplo. Vemos, cada vez mais, estes tópicos sendo priorizados e transmitidos com naturalidade, fazendo com que o público se identifique e se sinta verdadeiramente representado. Afinal, somos todos diferentes. Então, por que seguir padrões?

Publicidade autêntica

Segundo dados do Think With Google, para 64% dos jovens entre 16 e 24 anos, a publicidade tradicional já não impacta mais. Com isso, vemos cada vez mais a necessidade das marcas estarem presentes em plataformas como o TikTok, por exemplo. É possível utilizar uma estratégia de marketing de influência e, assim, contratar influenciadores digitais que entreguem conteúdos autênticos e cada vez menos “com cara de publi”. Quanto mais próximo da vida real, melhor!

Marketing de influência

Segundo o Influencer Marketing, 82% das pessoas acreditam na opinião de influenciadores digitais. Por isso, o marketing de influência continua sendo uma das tendências para 2022, mas com algumas diferenças. 

Como comentamos no item anterior: quanto mais próximo da vida real, melhor! A estimativa aqui é que os influenciadores digitais criem conteúdos únicos, verdadeiros e autênticos, para chamar a atenção do público. Além disso, a co-criação com estes influenciadores também é importante.

Sustentabilidade

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente. E se não estão, deveriam! Por isso, abordar a sustentabilidade também é uma das tendências para 2022. 

Empresas dos mais variados portes e segmentos têm pensado em soluções mais sustentáveis e, consequentemente, isso traz credibilidade. O público vê com bons olhos as instituições que colocam a sustentabilidade como prioridade. Talvez esteja na hora de você rever alguns processos da sua empresa e analisar quais são as possibilidades mais ecológicas e viáveis. Se cada um fizer a sua parte, podemos ter um futuro muito melhor!

Metaverso e NFTs

Com certeza estes são termos que você já ouviu falar nos últimos meses. O conceito do metaverso ainda é novo, mas se popularizou depois que o Facebook anunciou o seu “novo nome”, Meta, e aqueceu o mercado em torno disso. Em resumo, o metaverso é uma tecnologia que é capaz de inserir pessoas e coisas reais em um mundo virtual. Além do Facebook, grandes marcas também já estão apostando neste conceito, como Nike, Adidas, Disney e Microsoft.

Assim como o metaverso, as NFTs também são inovadoras e pretendem marcar o mercado em diversos sentidos. Para quem não sabe, NFT é a sigla para “non fungible tokens” e elas são uma espécie de peças virtuais únicas, que começaram a ser difundidas como réplicas de obras de arte mas que, agora, já estão sendo aplicadas a diversos produtos, serviços e segmentos. Tudo isso de maneira digital, é claro.

Independente de quais sejam essas tendências para 2022, é necessário ter uma estratégia de marketing bem traçada por profissionais com experiência na área. Essa estratégia precisa levar em conta o segmento do seu negócio, quais são os seus objetivos, como se adequar ao seu público-alvo e diversos outros detalhes técnicos. Para cuidar de tudo isso, você pode contar com o time de especialistas da MAVERICK 360!

Nós podemos ajudar o seu negócio em diversas frentes de comunicação, com soluções de assessoria de imprensa, branding e marketing digital. Conte com a gente! 


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AUTOR DO TEXTO:
Camila Rodrigues
Redatora | Publicitária
A Camila entrou para o time da MAVERICK360 criando conteúdo para vários clientes, entre eles Lavillie, GCS Capital, SOU+, A S Dois Mil, e muitos outros.

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