Rick Garcia
Diretor comercial
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Instagram: cinco dicas para melhorar as vendas e gerar leads

Comunicação
March 9, 2021

O Instagram foi criado em 2010 com um objetivo muito diferente do que o que temos hoje: na época, a plataforma queria apenas que os usuários fotografassem, aplicassem filtros e publicassem as imagens para a rede de seguidores ver, curtir e comentar. Pois bem, com a popularização da ferramenta e evolução das funcionalidades, hoje ela é aliada de empresas na geração de leads, vendas e conversões.

O importante é primeiro identificar e fazer um estudo de persona do seu público e avaliar se vale não investir com produção de conteúdo e anúncios na plataforma. Hoje, na maioria dos casos, é interessante pois é importante, pelo menos, estar onde seus clientes estão. Porém, de nada adianta um perfil empresarial sem conteúdo, sem planejamento, sem interação ou mal administrado.

Lembre-se que, segundo dados da própria plataforma, 90% dos usuários seguem, ao menos, uma empresa por lá. Elas usam o Instagram com os mais diversos fins: relacionamento, promoções, branding, posicionamento de marca e, inclusive, conversões e vendas. Pensando nisso, criamos esta lista com cinco dicas de ouro para sua companhia melhorar as vendas e gerar leads. Confira!

01 - Descrição de perfil e link na bio

A “bio” é a única área onde você pode colocar um link clicável na plataforma dentro do seu feed (temos também o “arraste para cima'' nos stories, no modo orgânico para perfis com mais de 10 mil seguidores e, para anúncios, em @ gerais). Por meio dele, você pode direcionar o usuário para o seu site. 

Além disso, seja claro, direto e objetivo na descrição do perfil. A melhor fórmula, que não tem erro, é dizer primeiramente quem você é e o que pode oferecer, sem mais delongas. 

02 - Crie conteúdo de valor

Além da importância de agregar conteúdo que leve informação e traga benefícios aos seguidores, com planejamento feito por especialistas, é importante manter uma frequência de postagens de acordo com o seu público. Por exemplo, caso você venda roupas para um público jovem feminino, a regularidade é ainda mais crucial, pois seu público alvo está, com certeza, todos os dias na plataforma e, na maioria dos casos, mais de uma vez por dia.

03 - Não esqueça dos stories

São pequenos vídeos ou fotos que ficam na tela por 15 segundo e, além disso, são mais acessados e vistos que o feed, fazendo com que, se você tiver mais de 10 mil seguidores no perfil, possa ser ainda mais fácil chamar o público para sua própria página, na função “arraste para cima”. Sua empresa pode contar histórias, postar o backstage, fazer promoções, enquetes, interagir, etc.

04 - Invista em anúncios

A gente já falou disso por aqui, mas não custa lembrar: a partir do momento que você quer gerar receita com as redes e que você é um perfil empresarial nas plataformas das redes sociais, elas NÃO SÃO DE GRAÇA. Isso mesmo (acesse o artigo completo clicando aqui).

Existem diversas estratégias e segmentações possíveis se sua companhia quer investir em anúncios no Instagram, que é conectado com o gerenciador de negócios do Facebook. Se no estudo prévio feito você detectar que vale a pena, o resultado será muito proveitoso. 

05 - Faça parcerias, se relacione bem com seu público

Uma boa estratégia que pode ser utilizada para melhorar as conversões na plataforma, é a parceria com influenciadores que possuem um público que esteja de acordo com o que você busca ou com as personas do seu negócio. Esses acordos podem ser remunerados ou não, tudo depende do combinado diretamente com o perfil.

Por fim, de nada adianta estar presente na plataforma, ter um conteúdo de qualidade, anunciar e fazer parcerias se você não interage e responde o seu lead no chat ou nos comentários. Esteja atento: curta, responda, comente e compartilhe postagens!

Quer gerar leads por meio do Instagram? Entre em contato:


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Rick Garcia 

Sócio-diretor da MAVERICK 360


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