Juliano Farias
Executivo de growth
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Identidade visual no Instagram: a importância da integração nas redes

Acredite: a identidade visual nas redes sociais vai muito além de inserir o logotipo da empresa nas artes e avatares. Quando falamos de comunicação integrada incluímos, prioritariamente, a identificação do consumidor com a marca. Este reconhecimento se dá pelo visual, pelas cores e outros elementos, que traduzem boa parte da personalidade de uma companhia.

Na era da tecnologia e conectividade, o Instagram, entre todas as redes sociais, se destaca. No mundo, ele tem mais de um bilhão de usuários ativos e segue em ascensão. Para se ter uma ideia do poder da plataforma, o Opinion Box fez uma pesquisa este ano com usuários brasileiros para entender o comportamento deles: 55% dos entrevistados já usaram o Insta para falar com empresas e 58% já compraram algo que foi indicado por um influenciador (quer saber o motivo? Clique aqui e leia o post completo sobre o tema). O poder das redes é muito maior do que se imagina.

O estudo também mostrou que 82% dos usuários seguem empresas e marcas. Além disso, 78% deles afirmam que as companhias devem estar presentes na mídia. Já apresentamos até aqui argumentos suficientes para você se convencer de que precisa estar onde seu público está, não é mesmo? Porém, o que não se pode esquecer é que somente ter uma página não funciona. É preciso engajar, passar informação, criar identificação, entregar conteúdo de valor, atrair, manter e cativar os seguidores.

*Quer saber como criar conteúdo nas redes? Acesse o artigo que escrevemos clicando aqui.

Como conseguir atingir seus objetivos e ter sucesso no Instagram? Uma das ferramentas para isso é a identidade visual aplicada no feed, stories e recursos do programa. Existem diversas maneiras de contar uma história por meio da visão utilizando elementos como cores, tipografia, direção fotográfica, formato, texturas, etc.

Primeiro, é importante ter a identidade visual do seu negócio (e suas diretrizes) bem definida. Depois, as cores são essenciais: use-as ao seu favor no feed, principalmente em publicações estáticas que formam a vitrine e página da marca. Um ponto crucial é não misturar tons que não fazem parte da composição e abusar das paletas, tanto a principal quanto a secundária, para criar ainda mais proximidade com o público.

Quando tratamos de direção fotográfica, um ponto precisa ser dito: caso sua companhia tenha essa possibilidade, opte sempre e em primeiro lugar por fotos autorais. Como segunda opção, bons bancos de imagens pagos (aqui na MAVERICK 360 utilizamos o Envato e Freepik Premium) e, como terceira e última opção, os sites que disponibilizam imagens gratuitamente. Este direcionamento também é válido ao falarmos de direito de imagem. Por isso jamais copie uma foto do Google sem verificar a possibilidade de uso e créditos (sua empresa pode ter sérios problemas, veja em detalhes clicando neste link).

Ademais, as imagens traduzem o conceito de uma marca: tecnológicas e futurísticas, modernas e despojadas, extrovertidas e jovens, clássicas, mais sérias e conservadoras, etc. Por isso, é importante a curadoria de imagens para transmitir exatamente o que se quer e manter isso nas diversas postagens, unificando o key visual (KV) da marca.

A tipografia, que nada mais é do que o uso das fontes, também precisa seguir um padrão. Nas artes das redes, sua empresa não deve utilizar em um post a Times New Roman, no outro a Comic Sans e, em um terceiro dia, a Arial Black. A tipologia faz parte da criação da identidade visual e deve ter uma fonte principal e, no máximo, duas para textos de apoio e secundários. 

Por fim, formas, texturas e recursos de diagramação também podem ser estudados e aplicados nas redes para se manter um padrão, criar imagens que se conectam entre si no feed e possibilitar ainda mais identificação do público com o perfil.

Quer se comunicar de verdade com o seu público por meio do Instagram da sua empresa? Entre em contato:

contato@agenciamaverick.com.br

+55 41 99980-9009

+55 41 99954-7416

AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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