Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Entenda a importância do ghost-writer

Falar que a comunicação online e as redes sociais são importantes é viver no passado. Hoje, elas são fundamentais. Uma estratégia de comunicação que não abranja o meio digital e que não se preocupe com o marketing de conteúdo tem grandes chances de fracassar. 

Com esse crescimento da comunicação online - ainda maior em tempos de pandemia e isolamento social - e com o foco na entrega de conteúdos relevantes, as empresas têm investido mais em blogs, e-books, envio de newsletters e materiais para as redes sociais. Planejar e escrever todo esse conteúdo, no entanto, leva tempo e dá trabalho, principalmente quando não se tem conhecimento técnico para produzir e comunicar de forma assertiva e com linguagem adequada aos objetivos propostos. É aí que entram os profissionais de comunicação e a função de ghost-writer

É esse profissional que vai escrever todo este conteúdo estratégico por você ou pela sua empresa. Com as redes sociais, essa função - que já é antiga e bastante comum no universo literário - se popularizou e passamos a ter profissionais dedicados a “ser” uma empresa, corporação ou figura pública nestes canais. 

O ghost-writer pode escrever desde um simples post para as redes sociais até artigos, discursos e comunicados. Por isso, este profissional não deve, apenas, saber escrever ou saber utilizar os meios digitais. Ele deve ser capaz de ler o seu cliente, de entendê-lo de forma ampla e profunda, incorporando essa persona (seja pública ou empresarial) ao seu modo de pensar, para que a escrita realmente reflita quem deveria escrever e não quem está escrevendo. 

No caso de um porta-voz de uma empresa ou de uma figura pública, por exemplo, é o ghost-writer que vai falar o que essa pessoa falaria, vai pensar como essa pessoa pensaria. Esse profissional deve saber e ser capaz de comunicar qualquer assunto com as palavras exatas que a pessoa que ele representa usaria. 

Essa é uma função estratégica, que pode parecer fácil ou simples, mas que demanda uma visão ampla do mercado, da empresa, da concorrência e dos próprios clientes. Justamente por isso, deve ser exercida por um profissional experiente.

Quer saber mais como podemos te ajudar a se comunicar mais e melhor? Entre em contato com a gente: 

https://www.agenciamaverick.com.br 

contato@agenciamaverick.com.br ⠀

+55 41 99980 9009⠀

+55 41 99954 7416⠀

Guta Bolzan

Jornalista e assessora de imprensa da MAVERICK 360

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home