Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Cultura organizacional e comunicação: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Você sabia que a cultura organizacional é mais do que ter “missão, visão e valores” estampados em seu site? A cultura de uma empresa está ligada não só a conceitos teóricos, mas, também, - e principalmente, até - à prática, a tudo aquilo que é feito no dia a dia e, sobretudo, a como é feito. 

Isso quer dizer que: não adianta nada você vender um conceito para o seu cliente e, na prática, fazer diferente. Parece óbvio, mas a realidade, muitas vezes, acaba sendo exatamente assim: bem distante da teoria. E você deve estar se perguntando: tá, mas o que isso tem a ver com comunicação?

E eu te respondo: tudo! Principalmente com comunicação interna. Afinal, a sua empresa não é feita só por você, proprietário ou gestor. Os verdadeiros responsáveis por aplicar, na prática, a cultura organizacional são os seus colaboradores. E você sabe dizer o quanto eles compactuam, entendem e concordam com os seus valores empresariais?

Então… É justamente aí que entra a comunicação interna - que precisa ser clara, direta e assertiva desde o início do processo de contratação. Afinal, de nada adianta ter um profissional com currículo excelente se, do ponto de vista interno, ele não se ajusta à cultura da organização. E sabe por quê? Porque a médio e longo prazo isso acaba refletindo negativamente na relação com os seus clientes.

Um exemplo prático: aqui na MAVERICK 360 somos digitais desde o nosso nascimento, em 2014. O trabalho remoto, portanto, é uma realidade pra gente desde então. E, a partir dessa realidade, aprendemos que planejamento e alguns processos são indispensáveis para que a gente consiga entregar excelência para os nossos clientes - aliás, outro dia mesmo falamos sobre a importância do planejamento aqui. E, apesar de termos uma cultura bastante flexível, tem um ponto que nunca é negociável: o prazo final de cada trabalho. 

Por isso, aqui, consideramos fundamental que todos os colaboradores e parceiros envolvidos com a agência entendam e sigam esses pontos. Pois essas são as principais características da nossa cultura empresarial. Buscamos sempre pessoas organizadas, pró-ativas e em sintonia com os nossos valores, pois compreendemos que o currículo, muitas vezes, é menos relevante do que o nível de integração do colaborador à equipe e à nossa cultura. E como identificamos isso em alguém? Comunicando!

A comunicação interna pode ser desafiadora, mas é um pilar fundamental para que haja sinergia entre a empresa e seus colaboradores. Não investir nesse ponto pode ser um tiro no pé e, sem dúvida, trazer prejuízos futuros. 

Conte com a expertise da MAVERICK 360 para garantir que a sua comunicação interna de fato esteja alinhada e comunicando os propósitos da sua empresa. Entre em contato:

contato@maverick.com.br‍

+55 41 99980-9009

+55 41 99954-7416


Guta Bolzan - jornalista e gerente de atendimento da MAVERICK 360


AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home