Juliano Farias
Executivo de growth
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Como explorar o marketing em eventos?

Ao pensar em planejar um evento, um dos principais objetivos da empresa é fortalecer o relacionamento com seu público. E sempre é importante trabalhar estratégias de marketing.

Afinal, o que precisamos saber para obter os melhores resultados com esses recursos? Acompanhe a leitura para descobrir!


Oportunidades em todos os eventos

Inaugurações, celebrações, lançamentos... O tipo de evento não é um fator limitante para difundir seu negócio. As ações podem estar voltadas tanto ao público interno, quanto ao externo.

Para ilustrar com um exemplo, imagine que sua empresa irá realizar uma convenção de vendas. A finalidade é, geralmente, engajar colaboradores e premiá-los.

Isso, contudo, não nos impede de alcançar quem é de fora. Uma prática cada vez mais comum é criar espaços instagramáveis. O incentivo para que fotos sejam postadas nas redes, junto a uma hashtag exclusiva, é capaz de divulgar a marca para uma infinidade de seguidores dos convidados. 

Quem não gosta de ganhar presentes?

A distribuição de brindes acontece em praticamente todos os eventos. Feiras, por exemplo, contam com um fluxo intenso de pessoas, e, por isso, é importante sempre disponibilizar algum suvenir, recurso pós-evento altamente valioso.

O simples fato de um estande contar com pequenos presentes já funciona como atrativo para que os visitantes se direcionem até lá, gerando curiosidade e, por consequência, mais visibilidade para o seu negócio.


Eventos para ficar na memória

Você já ouviu falar em marketing sensorial? Como o próprio nome sugere, tem o intuito de ativar os cinco sentidos: tato, paladar, visão, olfato e audição. A estratégia é bastante utilizada para instigar os consumidores a comprarem algum produto.

Contudo, esse recurso também pode (e deve) ser empregado nos eventos. O fato é que quando provocamos sensações através dos sentidos, oferecemos uma experiência diferenciada, que facilmente ficará marcada na memória dos participantes.

Por isso, ao planejar as ativações, permita que ao menos uma delas seja sensorial. Assim, a lembrança do evento estará, inevitavelmente, ligada à marca. Óculos de realidade virtual, por exemplo, são de “encher os olhos”. Imagine que sua empresa possui lojas físicas ou uma fábrica. Já pensou em oferecer um tour sem sair do lugar?

Plataformas tradicionais, possibilidades renovadas

O marketing digital evolui a cada dia. Navegamos pela internet e nos deparamos com anúncios em todos os lugares: redes sociais, sites de busca e até mesmo em portais de notícias. 

Os  eventos não ficam de fora. O YouTube, plataforma tradicional de vídeos e transmissões, tornou-se um canal ainda mais visado. De acordo com o Google Consumer Survey, 55% dos usuários veem o site como o melhor espaço para descobrir novas marcas e produtos.

As empresas têm explorado a tendência dos eventos ao vivo através do live commerce. Este tipo de transmissão online conquistou seu lugar, principalmente entre as grandes marcas, como uma nova forma de vender.

Para estimular os consumidores a comprarem, existem diferenciais importantes: interatividade; experiência de proximidade com o público; possibilidade de sanar dúvidas e descobrir as funcionalidades daquilo que está sendo apresentado, tudo isso em tempo real.

De olho no mercado

Pode parecer batido falar sobre pandemia, mas, se o assunto são os eventos, vale lembrar: o segmento foi um dos mais prejudicados por conta da covid-19. Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), entre março de 2020 e 2021, cerca de 97% das empresas do setor ficaram com as atividades totalmente suspensas.

O jeito foi contornar a situação com a internet, já consagrada atualmente. O que esse dado nos indica, contudo, é que após o longo intervalo de paralisação, é preciso correr atrás do tempo perdido. Os eventos presenciais voltaram com tudo, e, com eles, a chance de colocar em prática as dicas que demos aqui.

A MAVERICK 360 entende que o mercado está em constante movimento, e para acompanhar todas as mudanças, é preciso inovar. Não é por acaso que a matéria-prima das nossas criações é a originalidade.

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Texto por: Guilherme Sizanoski | Redator

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