Juliano Farias
Executivo de growth
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Cinco motivos para focar no marketing digital da sua empresa

Muito tem se falado sobre o marketing digital ser o salvador dos negócios na pandemia e após ela. Se as estratégias no online serão as salvadoras a gente não sabe, mas elas deixaram de ser uma opção e passaram a ser uma obrigação e uma necessidade.

O Mercado Livre realizou uma pesquisa para identificar a evolução dos hábitos dos consumidores no e-commerce (acesse o estudo completo neste link). Para se ter uma ideia, na primeira semana de pandemia o aumento de buscas por produtos gerais entregues em casa cresceu 100%. Na quarta semana, o percentual de crescimento já estava na casa dos 387%.

Além disso, não é somente a compra de produtos online que aumentou, mas também a busca e procura por serviços digitais: sete em cada 10 entrevistados declararam que, após o surto, vão continuar utilizando os recursos digitais, como métodos de pagamento, por exemplo. Para se ter uma ideia, segundo o mesmo estudo, entre a semana um e a 10 da pandemia, o pagamento de contas online teve um aumento de 71%, as transferências feitas pela web ou aplicativos cresceram 66% e, por fim, as recargas para celular por meios online aumentaram 21%.

Números publicados pela empresa PredictHQ indicam que, só em fevereiro deste ano, a preocupação com o coronavírus levou a um aumento de 500% nos cancelamentos e adiamentos de eventos. Negócios e empresas estão em crise e a chegada da era digital pegou muitos desprevenidos. Neste cenário, o digital é a opção perfeita para que sua empresa continue vendendo seus produtos e serviços com sucesso. O momento é de apostar fortemente nas estruturas online e investir em marketing digital. Abaixo preparamos cinco motivos para te convencer disso. Confira!


1 - Marketing digital tem custo menor

Não, não estamos falando que é “barato” investir no online. Sempre comentamos aqui que o resultado é diretamente proporcional ao investimento. Se sua empresa investe pouco, o resultado é menor. Veja bem, não estamos falando que é ruim, mas a máxima do online hoje é verdadeira, não se vive mais de orgânico, é preciso investir para se destacar.

E sim, ele tem um custo infinitamente menor, quando comparamos com outros meios tradicionais na publicidade. Além disso, uma estratégia de marketing digital bem feita gera um alcance, performance, assertividade e eficiência muito maiores.


2 - O cliente vai até você

Quando falamos em uma das técnicas do marketing digital, que é um funil de vendas, fazemos com que o seu cliente vá até você de uma maneira pouco invasiva, com conteúdos assertivos e que agreguem sempre valor a sua marca, além de aparecer para o consumidor certo na hora certa.

3 - É mensurável e tem mais alcance

Sim, podemos mensurar o retorno, com geração de dados, de todas as ações e estratégias online. É possível monitorar a eficiência e o retorno. Muitas empresas, inclusive, investem em estudos dos dados resultantes das campanhas, o que gera uma série de benefícios e estudos do comportamento do consumidor.

Na mídia tradicional, o alcance do veículo ou meio é diretamente ligado ao valor do anúncio e ao resultado da divulgação. Com os ADS online, conseguimos segmentar melhor, exibir para um número infinitamente maior de pessoas com menos investimento e, além disso, temos o “custo por clique”. O que significa que a audiência aumenta e a empresa paga somente pelos internautas que clicarem no anúncio.


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4 - Marketing digital é menos invasivo

A mídia tradicional interrompe uma programação para divulgar uma mensagem. Já o marketing digital faz o caminho inverso: no Google Ads, por exemplo, os anúncios são mostrados para consumidores ou pessoas que estão buscando por determinado produto e serviço ou, na pior das hipóteses, algo diretamente relacionado a ele.

As exibições nas redes sociais são baseadas em interesses, além do que, se para um seguidor determinado conteúdo ou empresa não lhe interessa mais, ele só vai deixar de seguir aquela página.


5 - O marketing digital conecta e segmenta

Uma das máximas do marketing digital é transmitir a mensagem no canal em que o possível cliente está. Quando falamos em conexão e transformar o digital em mundo real, podemos ir muito mais além do que simplesmente ver um produto na internet e ir a uma loja física comprar. Com tecnologias como a realidade aumentada, QR Code e diversos outros recursos, as possibilidades são infinitas.  


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Fabíola Cottet - sócia-diretora da MAVERICK 360


AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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