Juliano Farias
Executivo de growth
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Briefing: a importância dele para alcançar os resultados

De maneira geral, o briefing é um documento que serve como guia para a execução de um projeto, plano ou estratégia. A palavra, em português, quer dizer “instruções” e é exatamente para isso que ele serve: trazer informações claras, sucintas e objetivas para guiar o trabalho a ser realizado. Um briefing completo contém, além dos objetivos que se pretende atingir com o job, orientações específicas de como atingi-los.

Na MAVERICK 360, o briefing é o pontapé inicial para qualquer trabalho, desde planejamentos e campanhas mais complexas, até a criação de um material gráfico simples. Ele deve conter diversos dados como: informações sobre a empresa ou cliente, área de atuação, público, informações básicas de personas, objetivos do projeto, aspirações, etc.

Claro que os diferentes trabalhos exigem briefings distintos. Para a jornalista e mentora da MAVERICK 360, Fabíola Cottet, “um briefing bem estruturado garante, em partes, o sucesso de um projeto. Mas existem perguntas e respostas diferentes para cada job que deve ser executado. Quando falamos em estratégias de marketing digital, por exemplo, precisamos de algumas informações específicas sobre o cliente que, para uma identidade visual, não são necessárias e vice-versa”, explica.

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Abaixo elencamos alguns pontos para que um briefing seja executado com sucesso, confira!

Organização

A gerente de atendimento e jornalista da MAVERICK 360, Guta Bolzan, ressalta o quanto um briefing bem estruturado reflete na organização de um projeto. “Podemos segmentar o documento de várias maneiras e direcioná-lo para equipes específicas, dando orientações assertivas. Se direcionamos por equipe, por exemplo, os times de planejamento, criação, conteúdo e mídia, já irão saber exatamente qual é a parte que lhes cabe na execução do projeto e também em qual etapa do processo eles devem atuar, facilitando e organizando o trabalho”, afirma.

Objetividade e direcionamento

Outra funcionalidade bem importante desta organização e direcionamento iniciais é exatamente isso: direcionar. Quando os processos, dentro de uma agência ou qualquer outra empresa, são bem definidos, desburocratizados e descomplicados, evitam-se retrabalhos, refações desnecessárias e poupa-se tempo e dinheiro.

Além disso, ele tem um papel super importante para atingir os objetivos de maneira mais objetiva e sem percalços desnecessários no meio do caminho.

Elaboração do briefing

Agora que já citamos as vantagens e utilidades do briefing, o caminho é mostrar como ele pode ser elaborado. É claro que, como a Fabíola ressaltou, estes pontos podem (e devem) ser modificados de acordo com o perfil de cada cliente.

01 - Informações básicas:

  • Histórico do cliente;
  • Dados da empresa;
  • Posicionamento da marca;
  • Políticas e crenças;
  • Número aproximado de faturamento;
  • Potencial e objetivos da empresa.


02 - Produto ou serviço:

  • Características;
  • Produção e distribuição;
  • Capacidade;
  • Diferenciais e soluções;
  • Visão do mercado;
  • Custo e lucro da companhia.


03 - Público e mercado:

  • Idade, gênero, renda, escolaridade, profissão, hábitos de consumo, regionalidade;
  • Fatia do mercado e dominância da empresa;
  • Sazonalidade e fatores externos de influência;
  • Concorrentes diretos e indiretos, incluindo posicionamento de mercado e estratégias dos mesmos.


04 - Objetivos, orçamento e cronograma:

  • Lançamento, maior participação do mercado ou intensificação de vendas;
  • Conversão ou branding e posicionamento;
  • Verba disponível e custos;
  • Prazos, etapas e entregas.


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AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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