Juliano Farias
Executivo de growth
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Juliano

Branding: o que é, como se cria e o que ele come?

O que vem na cabeça dos seus clientes quando eles pensam na sua empresa? E seus funcionários? Qual é a reação do público quando escuta, por exemplo, o nome da marca O Boticário? Neste caso, invariavelmente, todos o associam à beleza, bem-estar, para todos, confiança, história e respeito.


O branding é isso: agregar valor a sua marca, sem falar em preço ou no seu produto diretamente. São as sensações que você, como empresa, causa no seu público-alvo e na comunidade como um todo. Além disso, ele também é a gestão desta marca, fazendo com que ela se torne cada vez mais positiva, conhecida e lembrada.


Afinal de contas, uma empresa precisa e deve ser estruturada, planejada, organizada, gerida e promovida de alguma maneira, correto? Da mesma maneira a sua marca, pois ela é a identidade da companhia. Ela é a responsável por estabelecer sua presença no mercado e garantir o sucesso do seu negócio frente à concorrência, em um cenário comercial cada vez mais saturado.


O principal elemento da identidade visual é o logotipo. Ele é associado a uma rede de significados conceituais estabelecidos pela padronização de cores, fontes, imagens, formas e texturas, transmitem os valores da empresa através de uma mensagem não verbal.


Em suma, as estratégias de branding fazem com que a marca tenha uma boa reputação, crescendo de maneira saudável e sustentável. O gerenciamento de uma marca envolve uma série de tarefas: naming, logotipo, conceito, storytelling, identidade visual, estudo de fontes, estudo de cores e manual de marca.


A criação da marca, por sua vez, é permeada por um processo, que passa pela compreensão da cultura e valores da empresa, pesquisa de referência de mercado, pesquisa de imagens em banco que traduzem os conceitos e valores da marca e, por fim, o “reason why” - que está relacionado ao propósito da identidade visual.


Outros aspectos do branding, que são muito importantes, é a personalidade e o tom da marca. Ela é descontraída? É especialista? Quer passar seriedade e tradição ou quebra de paradigmas e modernidade? Tudo isso, esses valores e tantos outros são transmitidos através do branding.


Não esqueça que o valor da sua empresa depende da força da sua imagem, ou seja, mesmo que o produto não esteja 100%, se a marca tem uma certa autoridade, as pessoas irão adquirir e dar um voto de confiança.


Quer ser lembrado pelo seu público e, além de divulgar seu produto, ser visto no mercado como uma empresa de identidade? Fale conosco!  Sua empresa vai virar sinônimo de credibilidade, qualidade e confiança. Entre em contato pelo email contato@agenciamaverick.com.br


Rick Garcia

Sócio-diretor da MAVERICK


AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba apenas conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado.

QUER UMA PROPOSTA?
Home